
Educação, Linguagens E Ensino, que se desdobra em quatro volumes, organizada pelos professores Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB) e Éderson Luís Silveira (UFSC), agrega manuscritos que tematizam a Educação em diálogo com diversos saberes, desde o ensino em sala de aula até os mecanismos metodológicos nas áreas da saúde.
Refletir sobre Leitura, Escrita e Produção, por exemplo, nos impulsiona a dilatar a visão que temos sobre a função social da palavra, que durante tanto tempo foi instituída sem que o sujeito tivesse direito de questionar. Por meio dessa reunião de manuscritos objetivamos unir forças a favor da ciência, da informação ética, da educação, problematizando a funcionalidade do ensino e do ser – sujeito na pós-modernidade.
Outro fator que orbita em nossos horizontes é a dialogação entre as artes e a ciência, na efetividade do saber científico-estético. Por exemplo, há escritos que descrevem como alguns sujeitos, por meio da Inclusão, experenciaram momentos reveladores de si e do outro, ao observarem, por exemplo, que as artes impulsionam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, que é uma espécie de descobrimento de si.
Além de serem explicitados movimentos de visibilização em torno de eixos profissionais e profissionalizantes, bem como rupturas com padrões normatizadores, foi de importância primordial abrir espaço para ponderações e constatações acerca do atual cronotopo pandêmico que estamos vivenciando. Conforme apontado e aprofundado em um dos textos aqui integrantes, o ano de 2020 começou com o anúncio de uma pandemia a nível mundial, e logo a Organização Mundial da Saúde (OMS) sinalizou a emergência de um surto de um novo coronavírus originário na China, passando a classificar essa condição como pandêmica em março deste mesmo ano.
Na medida em que muitos de nós se enche de angústia diante de um momento em que há certo encadeamento da ultraliberdade humana, observa-se um incremento do número de casos relacionados à saúde mental na população, e as sérias ressonâncias ocorridas em termos dos aspectos psicológicos e psiquiátricos desta.
