História Da Educação Em Minas Gerais Vol. III:

História Da Educação Em Minas Gerais Vol. III permite a cada um repensar o que aprendeu sobre os temase a se posicionar, no presente e no futuro.

A trilogia História Geral Da Educação Em Minas Gerais: Da Colônia à República constitui-se em uma obra de referência não apenas para todos aqueles que ensinam e pesquisam no campo da História da Educação, mas também – por sua robustez, profundidade dos textos e abrangência temática – para todos aqueles que se interessam pela discussão sobre a história, a memória e os rumos da educação em nossa sociedade.

A obra que o leitor tem em mãos representa uma síntese dos estudos em História da Educação que tomaram Minas Gerais como foco de análise. Reúne o trabalho de 33 autores que se dedicam a estudar os processos pelos quais, no território mineiro, se produziu e se buscou transmitir a cultura. A História da Educação contada aqui não se restringe à escola, mas tem nessa instituição uma de suas mais marcantes referências.

O objetivo da trilogia é discutir em que cenário afloraram as múltiplas realidades e tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da Educação em Minas Gerais.

Em suma, busca-se a compreensão das aproximações/tensões entre os vários espaços mineiros e de como as questões ligadas aos problemas educacionais foram “acomodadas” no decorrer da promoção da educação no interior da sociedade, além da tentativa de explicitação dos interesses políticos, culturais, ideológicos e antropológicos que permearam a luta pela constituição do sistema de ensino no estado.

Os estudos aqui apresentados trazem-nos interpretações as mais diversas sobre esses e outros problemas aventados em Minas Gerais e no Brasil, como a extensão da responsabilidade pela educação aos municípios na continuidade do processo de omissão do poder público: da União para os estados, dos estados para os municípios; a formação, a carreira dos professores e a preocupação com a qualidade do ensino a expansão do ensino superior; a laicidade do ensino e a presença do confessional no ambiente escolar; a criação dos grupos escolares; as reformas educacionais; a educação do corpo etc.

Baixe o Vol. I aqui e o Vol. II aqui.

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História Da Educação Em Minas Gerais Vol. III permite a cada um repensar o que aprendeu sobre os temase a se posicionar, no presente e no futuro.

A trilogia História Geral Da Educação Em Minas Gerais: Da Colônia à República constitui-se em uma obra de referência não apenas para todos aqueles que ensinam e pesquisam no campo da História da Educação, mas também – por sua robustez, profundidade dos textos e abrangência temática – para todos aqueles que se interessam pela discussão sobre a história, a memória e os rumos da educação em nossa sociedade.

A obra que o leitor tem em mãos representa uma síntese dos estudos em História da Educação que tomaram Minas Gerais como foco de análise. Reúne o trabalho de 33 autores que se dedicam a estudar os processos pelos quais, no território mineiro, se produziu e se buscou transmitir a cultura. A História da Educação contada aqui não se restringe à escola, mas tem nessa instituição uma de suas mais marcantes referências.

O objetivo da trilogia é discutir em que cenário afloraram as múltiplas realidades e tendências e quais são as perspectivas atuais para o campo da Educação em Minas Gerais.

Em suma, busca-se a compreensão das aproximações/tensões entre os vários espaços mineiros e de como as questões ligadas aos problemas educacionais foram “acomodadas” no decorrer da promoção da educação no interior da sociedade, além da tentativa de explicitação dos interesses políticos, culturais, ideológicos e antropológicos que permearam a luta pela constituição do sistema de ensino no estado.

Os estudos aqui apresentados trazem-nos interpretações as mais diversas sobre esses e outros problemas aventados em Minas Gerais e no Brasil, como a extensão da responsabilidade pela educação aos municípios na continuidade do processo de omissão do poder público: da União para os estados, dos estados para os municípios; a formação, a carreira dos professores e a preocupação com a qualidade do ensino a expansão do ensino superior; a laicidade do ensino e a presença do confessional no ambiente escolar; a criação dos grupos escolares; as reformas educacionais; a educação do corpo etc.

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