
O entendimento da questão ambiental e sua relação com o crescimento econômico e desenvolvimento é um objeto em construção. Se, por um lado, manifestações discursivas posicionam-se favoravelmente à defesa do meio ambiente, por outro, ações rumo ao crescimento econômico, muitas vezes, degradam a natureza ultrapassando seus limites de resiliência.
A mudança de práticas perpassa pela compreensão e ampla discussão do conceito de desenvolvimento sustentável, que se encontra à mercê de ambiguidades e incertezas.
Um dos esforços possíveis e necessários é promover uma integração de lentes interdisciplinares, com olhares que transcendam aspectos do mundo natural, incluindo também as relações entre pessoas e o meio social, cultural, político e econômico em que vivem.
Esta obra surgiu em setembro de 2018 como fruto da realização do 1º Encontro Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP).
Com o tema “Sustentabilidade e interdisciplinaridade: avanços e desafios para o desenvolvimento”, o evento buscou proporcionar um momento de debate e avaliação crítica sobre a produção intelectual e a contribuição da academia à sustentabilidade.
O evento reuniu docentes e discentes representantes de redes e grupos de pesquisa da área interdisciplinar e das ciências ambientais para discutir uma agenda científica e política plural, com relevantes e instigantes análises em busca de maior integração entre ciência, sociedade e as questões ambientais prementes.
Os artigos apresentados durante o evento foram selecionados a partir da revisão por pares indicados pelos coordenadores dos grupos de trabalho e compõem a maior parte dos capítulos desta obra.
O livro reúne contribuições no campo da sustentabilidade e interdisciplinaridade apresentadas em quatro eixos temáticos: Ciência e Tecnologia, Governança e Políticas Públicas, Mercado e Sustentabilidade, e Direito Ambiental. A ciência, a tecnologia e a inovação são primordiais para impulsionar o atingimento dos ODS como um todo.
