![O I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina criou o cenário para as apresentações das pesquisas dos participantes.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2020/08/congresso-internacional-pensamento-e-pesquisa.jpeg?resize=205%2C288&ssl=1)
Em 2014, o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) criou o I Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina com o objetivo de difundir a produção de conhecimento sobre a região nos campos da política, da economia, da sociologia, da comunicação, da cultura, da educação, dos direitos e das relações internacionais.
Também seguimos com a proposta de reunir estudantes de pós-graduação e pesquisadores do Brasil e de outros países, versando sobre problemáticas da região a partir de perspectivas teóricas sensíveis para a especificidade regional.
Com isto, buscava-se articular laços acadêmicos entre redes de pesquisadores latino-americanistas do Brasil e com colegas provenientes de instituições de outros países americanos ou do mundo afora. Depois do êxito desta primeira experiência, em 2016 realizou-se o II Simpósio.
Sobre o Evento de 2019: A experiência de dois Simpósios anteriores permitiu verificar que atualmente no Brasil há uma demanda crescente de pesquisadores e estudiosos sobre a América Latina, que não encontram espaços ou interlocutores dentro do país para debater suas preocupações intelectuais.
Enquanto no cenário internacional há vários eventos sobre a América Latina, com perspectivas interdisciplinares e importante presença dos pesquisadores de diversos países, no Brasil os eventos sobre a região são relativamente poucos, quando comparados com o potencial de produção, e nem sempre atravessam as diversas áreas de conhecimento das ciências sociais, das humanidades e das artes num único evento.
O I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina criou o cenário para as apresentações das pesquisas dos participantes latino-americanistas brasileiros e estrangeiros que trouxeram seus trabalhos e reflexões em temáticas heterogêneas sobre a região.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)