Aquisição Da Linguagem Na Sala De Aula

Aquisição Da Linguagem Na Sala De Aula proporciona um panorama das teorias aquisicionistas e o estado atual das pesquisas na área de Aquisição da Linguagem.

Como as crianças adquirem a fala?

Para respondermos a esta questão tão complexa, temos que praticamente participar de pugilato teórico que defende diferentes abordagens sobre a Aquisição da Linguagem.

Os defensores mais tradicionais apontam, para o surgimento da linguagem, a imitação, o condicionamento. Outros, os progressistas, veem o inatismo como a resposta mais científica à luz dos postulados do gerativismo. Ainda outros estudiosos consideram um pouco de cada um desses.

Na verdade, estamos diante de duas fortes correntes filosóficas, o empirismo e o racionalismo, com influência nos estudos da linguagem.

As visões behavioristas (Skinner) postulam que a criança adquire uma língua por meio de reforços, estímulos e imitação, daí, as primeiras pesquisas na área de Aquisição da Linguagem.

No final dos anos 50, surgiram teóricos como Noam Chomsky e sua visão inatista; Jean Piaget, com postulados construtivistas; Vygotsky, com o interacionismo, entre outros, que deram uma nova tônica aos estudos aquisicionistas.

Por essa razão, nos cursos de graduação em letras e pedagogia, em geral, a disciplina Aquisição da Linguagem objetiva levar o aluno a discutir as diferentes propostas teóricas que pretendem dar conta do processo de Aquisição da Linguagem e a relação entre os diversos componentes da linguagem e seu desenvolvimento à luz de dados – fonológicos, sintáticos e semânticos – da aquisição.

Justifica-se, assim, a proposta de inserir neste livro um Glosssário com os principais termos da Aquisição da Linguagem, extraídos, principalmente, de estudos psicolinguísticos, da linguística contemporânea e psicologia cognitiva.

Os objetivos mais específicos da disciplina Aquisição da Linguagem estão o de proporcionar um panorama das teorias aquisicionistas e o estado atual das pesquisas na área de Aquisição da Linguagem no campo da Psicolinguística; conhecer os processos psicológicos envolvidos na aquisição da linguagem oral e escrita; e entre as temáticas da disciplina, podemos apontar o estudo da Linguagem no âmbito da Psicologia e da Linguística, com especial atenção a questões relacionadas à linguagem, sua natureza e aquisição e as abordagens teóricas sobre aquisição da linguagem.

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Na verdade, estamos diante de duas fortes correntes filosóficas, o empirismo e o racionalismo, com influência nos estudos da linguagem.

As visões behavioristas (Skinner) postulam que a criança adquire uma língua por meio de reforços, estímulos e imitação, daí, as primeiras pesquisas na área de Aquisição da Linguagem.

No final dos anos 50, surgiram teóricos como Noam Chomsky e sua visão inatista; Jean Piaget, com postulados construtivistas; Vygotsky, com o interacionismo, entre outros, que deram uma nova tônica aos estudos aquisicionistas.

Por essa razão, nos cursos de graduação em letras e pedagogia, em geral, a disciplina Aquisição da Linguagem objetiva levar o aluno a discutir as diferentes propostas teóricas que pretendem dar conta do processo de Aquisição da Linguagem e a relação entre os diversos componentes da linguagem e seu desenvolvimento à luz de dados – fonológicos, sintáticos e semânticos – da aquisição.

Justifica-se, assim, a proposta de inserir neste livro um Glosssário com os principais termos da Aquisição da Linguagem, extraídos, principalmente, de estudos psicolinguísticos, da linguística contemporânea e psicologia cognitiva.

Os objetivos mais específicos da disciplina Aquisição da Linguagem estão o de proporcionar um panorama das teorias aquisicionistas e o estado atual das pesquisas na área de Aquisição da Linguagem no campo da Psicolinguística; conhecer os processos psicológicos envolvidos na aquisição da linguagem oral e escrita; e entre as temáticas da disciplina, podemos apontar o estudo da Linguagem no âmbito da Psicologia e da Linguística, com especial atenção a questões relacionadas à linguagem, sua natureza e aquisição e as abordagens teóricas sobre aquisição da linguagem.

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