
Este livro é resultado de um trabalho intenso e coletivo, parte de um dos processos vivenciados por mulheres camponesas do Brasil e de outros países, na parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e outras instituições, através da realização do Projeto “Promoção da Autonomia e Saúde das Mulheres Rurais e a Prática Agroecológica” com o objetivo de apoiar e fortalecer processos de promoção da autonomia e saúde das mulheres rurais por meio da organização produtiva e da agroecologia.
Assim, buscou-se qualificar as mulheres camponesas através de seminários internacionais e oficinas nacionais sobre a produção agroecológica e a promoção de saúde das mulheres rurais, com a socialização de suas experiências elucidando a construção de autonomia e saúde na vida das camponesas a partir das práticas agroecológicas e sua interação com outras abordagens teóricas para o aprofundamento dessa temática.
Esses momentos coletivos foram essenciais para o aprofundamento das bases para a elaboração das reflexões que esta obra traz.
Escrito por muitas mãos de mulheres camponesas e pesquisadoras de diversas regiões do Brasil, essa obra chega até você para compartilhar estudos, experiências, saberes e sabores construídos no cotidiano de vida no campo, revelando aspectos da diversidade destas práticas e fenômenos.
O projeto referência dessas reflexões foi desenvolvido por mulheres camponesas e pesquisadoras da UFFS e de diversas organizações, junto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), com apoio financeiro da Coordenação Geral de Políticas para Mulheres Rurais, Juventude, Povos e Comunidades Tradicionais da Subsecretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal.
A forma como o processo foi construído revela a interação dialógica de construção compartilhada do conhecimento, dos saberes e práticas entre a Universidade Federal da Fronteira Sul, outras instituições de ensino superior e as organizações de mulheres camponesas.
A riqueza de experiências e pesquisas sobre mulheres camponesas trazidas nesse livro expressam a produção de saberes produzidos pelas mulheres que lutam, resistem, se organizam, produzem alimentos saudáveis, novas relações humanas e com a natureza, produzem mais vida e mais saúde no campo, mulheres mais autônomas e felizes, contribuindo na formulação e construção de concepções e práticas que compõe uma das vertentes feministas identificada como Feminismo Camponês e Popular.
Esperamos que vocês façam um bom proveito desta leitura e que os textos auxiliem na reflexão sobre as mulheres camponesas, a agroecologia, a autonomia e a saúde.
Uma boa leitura a todas e todos!
