O momento que vive o rádio, submerso em mais uma de suas mutações, demanda uma reflexão preocupada e coletiva sobre o meio e seu papel. Mais que isso, ele faz parte de uma ecologia midiática mais ampla – e muito complexa.
Nela são revisitados e revisados não só o rádio, mas a produção sonora de maneira mais ampla. A experiência sonora assume novas formas, ocupa novos espaços, atinge novas audiências, integra redes complexas de relações e de fruição. Este cenário, ainda pouco compreendido, exige do mercado e da academia uma releitura do que se conhece.
Em meio a esta realidade, no Brasil, comemoramos os 25 anos do Grupo de Pesquisa (GP) Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Desde sua primeira denominação, em 1991, o então Grupo de Trabalho (GT) Pesquisa em Rádio abriu-se para os desafios, inovou, investiu em projetos coletivos, fez crescer e ao mesmo tempo também avançar na qualidade dos estudos científicos do radiofônico e mídia sonora.
Em 2016, olhamos para trás e vemos a evolução do campo no país, a consolidação de estudos desenvolvidos nas cinco regiões, abordando temas diversos, e muitas vezes vinculados a programas de pós-graduação – um dos indicativos desse amadurecimento. O livro que você, leitor, acessa neste momento busca não só marcar a data, retomando a trajetória do Grupo, mas construir uma reflexão sobre o momento do rádio e da mídia sonora. Uma proposta como essa não se constrói com um só sujeito, mas com um esforço coletivo.
São muitas vozes apresentadas aqui. Vozes que falam sobre o passado, assumem nova perspectiva acústica no presente e ecoam no futuro. São 39 autores que protagonizam a obra e nela dialogam – entre si e com outras referências, compostas pelos sujeitos do áudio, sejam pesquisadores, produtores de conteúdo ou audiência.
Demonstrando a preocupação constante dos membros do Grupo em não se deslocarem do que ocorre no mercado profissional, no seu sentido mais amplo, englobando o comercial, o público, o estatal, e não se isolarem em uma realidade exclusiva dos centros de pesquisa, esta obra busca desenhar um diálogo entre esses campos. Para isso, contempla-os em três partes: “Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora”, “Desafios do Mercado e Profissionais” e “Cartografias da Radiofonia” – construídas como uma estratégia editorial, não de modo a separá-las em territórios distintos.
Estudos Radiofônicos No Brasil: 25 Anos Do Grupo De Pesquisa Rádio E Mídia Sonora Da Intercom
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