Thiago Destro Rosa Ferreira – Mitos Da Terra-Média: Mitologia E Modernidade Na Obra De J.R.R Tolkien
As possibilidades criativas que a ficção permite ao escritor são sedutoramente vastas; por meio dela, é possível conceber personagens e situações diversas, construir ricas paisagens e cenários.
Tolkien procurou levar tais possibilidades ao máximo, e acabou concebendo, não apenas uma localidade ou um reino fictício, mas todo um mundo, complexo e vasto, que tem conquistado uma enorme quantidade de leitores desde a publicação de O Hobbit, em 1937.
Nessa obra, somos apresentados à Terra-Média e acompanhamos a aventura de Bilbo Bolseiro, o hobbit do título, que deixa o conforto de seu lar e, acompanhado por um grupo de treze anões e um velho mago, parte em busca do tesouro do dragão Smaug.
A aventura do Sr. Bolseiro agradou o público infantil, e, ainda em 1937, Tolkien foi incentivado pelos editores a produzir novos escritos sobre os hobbits. Dezessete anos depois, foi publicado O Senhor dos Anéis, obra mais densa e dirigida ao público adulto.
Publicada em três volumes, A Sociedade do Anel e As Duas Torres em 1954, e O Retorno do Rei em 1955, a obra se tornou um grande sucesso editorial, conferindo grande visibilidade a seu autor.
Os acontecimentos narrados se passam em Arda, nome dado ao universo tolkieniano, no entanto a maioria das histórias se passa na Terra-Média, uma região de Arda, na qual os vários povos habitam e onde os acontecimentos se desenrolam.
Esse universo é povoado por homens e também por elfos, anões, hobbits, orcs, dentre outras raças fantásticas criadas por Tolkien inspiradas nas antigas mitologias europeias.
As obras cobrem uma ampla gama de assuntos e acontecimentos, que vão desde o mito cosmogônico de criação, passando por momentos como a introdução do mal na ordem das coisas, a ação dos poderes divinos na formação do cosmo até o relato de grandes guerras e ascensão e queda de grandiosos reinos.
Cronologias detalhadas, anais de eventos, dentre outros detalhes esperados de um registro histórico mais tradicional são encontrados em abundância, uma vez que as obras e os textos que compõem o Legendarium são apresentados ao leitor como registros de antigas narrativas míticas de um passado remoto da humanidade.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-mosaico-de-livros-borda-alca-colorida/