22 Anos De Política Habitacional No Brasil

A crise política de 2015-2016, com seus desdobramentos ocorridos durante a segunda metade do ano de 2016 (o afastamento da Presidente da República, governo interino e impeachment), parece estar sinalizando o fim de um ciclo.

Independentemente do que virá a ocorrer no futuro – ainda bastante incerto – não é plausível considerar que as políticas recentes do lulismo venham a ser retomadas, pelo menos dentro do mesmo quadro político e econômico de antes. Nesse sentido, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil já seja talvez um primeiro esforço – embora não pensado originalmente dessa forma – de se fazer um balanço desse período. Por outro lado, o livro se coloca também em outra perspectiva, mais de longo prazo, de dar continuidade à divulgação de resultados de pesquisas acadêmicas – docentes e discentes – realizadas, principalmente, pelo Grupo de Pesquisa Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles em torno da problemática da habitação de interesse social. Portanto, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil é, ao mesmo tempo, um momento de um processo de pesquisa de mais longo prazo, mas, também, pela conjuntura em que está sendo finalizado e publicado, coloca-se como um primeiro esforço de reflexão sobre o período recente, quando a política habitacional ganhou centralidade na agenda pública, com fortes impactos sobre as cidades brasileiras.
Como parte das publicações do Grupo de Pesquisa Habitação e Cidade, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil se coloca também em continuidade com as publicações anteriores do grupo, particularmente com a coletânea intitulada O Programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos territoriais, publicado pela Editora Letra Capital, em 2013. Além disso, o livro reflete, em parte, o trabalho da rede de pesquisa Cidade e Moradia, que se dedicou a uma ampla avaliação nacional do Programa Minha Casa Minha Vida, e cujos resultados parciais foram divulgados através do livro Minha casa... e a cidade? Avaliação do programa minha casa minha vida em seis estados brasileiros, organizado por Caio Santo Amore, Lucia Shimbo e Beatriz Rufino, publicado em 2015. Assim, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil reúne trabalhos de pesquisadores (docentes e discentes) ligados ao Observatório das Metrópoles e à Rede de Pesquisa Cidade e Moradia e, ainda, um trabalho não diretamente relacionado com essas redes, mas cujo conteúdo nos permitiu ampliar a perspectiva de análise sobre as políticas habitacionais na América Latina, como será discutido mais adiante. Trata-se, nesse caso, do trabalho de Beatriz Mioto, fruto da sua tese de doutorado defendida na Unicamp sob a orientação do professor Wilson Cano.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

22 Anos De Política Habitacional No Brasil

A crise política de 2015-2016, com seus desdobramentos ocorridos durante a segunda metade do ano de 2016 (o afastamento da Presidente da República, governo interino e impeachment), parece estar sinalizando o fim de um ciclo. Independentemente do que virá a ocorrer no futuro – ainda bastante incerto – não é plausível considerar que as políticas recentes do lulismo venham a ser retomadas, pelo menos dentro do mesmo quadro político e econômico de antes. Nesse sentido, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil já seja talvez um primeiro esforço – embora não pensado originalmente dessa forma – de se fazer um balanço desse período. Por outro lado, o livro se coloca também em outra perspectiva, mais de longo prazo, de dar continuidade à divulgação de resultados de pesquisas acadêmicas – docentes e discentes – realizadas, principalmente, pelo Grupo de Pesquisa Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles em torno da problemática da habitação de interesse social. Portanto, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil é, ao mesmo tempo, um momento de um processo de pesquisa de mais longo prazo, mas, também, pela conjuntura em que está sendo finalizado e publicado, coloca-se como um primeiro esforço de reflexão sobre o período recente, quando a política habitacional ganhou centralidade na agenda pública, com fortes impactos sobre as cidades brasileiras.
Como parte das publicações do Grupo de Pesquisa Habitação e Cidade, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil se coloca também em continuidade com as publicações anteriores do grupo, particularmente com a coletânea intitulada O Programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos territoriais, publicado pela Editora Letra Capital, em 2013. Além disso, o livro reflete, em parte, o trabalho da rede de pesquisa Cidade e Moradia, que se dedicou a uma ampla avaliação nacional do Programa Minha Casa Minha Vida, e cujos resultados parciais foram divulgados através do livro Minha casa… e a cidade? Avaliação do programa minha casa minha vida em seis estados brasileiros, organizado por Caio Santo Amore, Lucia Shimbo e Beatriz Rufino, publicado em 2015. Assim, 22 Anos De Política Habitacional No Brasil reúne trabalhos de pesquisadores (docentes e discentes) ligados ao Observatório das Metrópoles e à Rede de Pesquisa Cidade e Moradia e, ainda, um trabalho não diretamente relacionado com essas redes, mas cujo conteúdo nos permitiu ampliar a perspectiva de análise sobre as políticas habitacionais na América Latina, como será discutido mais adiante. Trata-se, nesse caso, do trabalho de Beatriz Mioto, fruto da sua tese de doutorado defendida na Unicamp sob a orientação do professor Wilson Cano.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog