
O tema de “Educação, mulheres, gênero e violência” é abrangente e complexo, porém, é devidamente analisado no âmbito do conteúdo temático deste livro e em cada um dos capítulos que o compõe.
Trata-se de uma coletânea de capítulos que se desdobram em dois conjuntos: o primeiro apresenta conteúdos sobre políticas, propostas de intervenção e educação e o segundo relatos e reflexões sobre violência contra meninas, adolescentes e idosas.
Educação, Mulheres, Gênero E Violência foi idealizado a partir das constatações de nosso trabalho junto ao Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília em seus dezenove anos de atividades em Marília (SP) e região e dos resultados de pesquisas que têm mostrado a persistência deste grave problema social, a violência contra as mulheres.
Considerando que a vida em sociedade é permeada por resistências, avanços e recuos, é preciso provocar o debate e divulgar que a desigualdade ainda é visível tanto na política, quanto no mundo do trabalho e nos altos índices de violência contra as mulheres o que vai contra os direitos humanos das mulheres, garantidos constitucionalmente.
Tal realidade mostra a necessidade, ademais, de investimento na educação para a igualdade de gênero.
Com este propósito, apresentamos esta obra que conta com textos que apresentam as constatações de investigações de renomadas pesquisadoras e pesquisadores, assim, pretendemos contribuir para o avanço do conhecimento acerca da violência de gênero em suas diferentes manifestações.
Para tanto, os textos versarão sobre as políticas de combate à violência contra as mulheres bem como ações positivas desenvolvidas no Canadá, na Espanha, em Portugal, na Argentina, no México e no Brasil, com especial olhar sobre a educação para a igualdade de gênero contemplando a diversidade de ser mulher.
Para aprofundar o debate sobre os estudos de gênero não podemos deixar de relembrar o importante papel dos movimentos feministas apontando sua influência tanto na legislação, quanto nas políticas, dentre elas as educacionais, visando a garantia dos direitos das mulheres.
