
Direitos humanos é uma política pública necessária para promover o entendimento da diversidade da natureza humana em suas várias dimensões: étnica, racial, de gênero, etária e, principalmente, de liberdade e autonomia.
A compreensão da natureza humana vai muito além dos marcos legais ou institucionais, embora essa delimitação seja dita civilizatória.
É preciso, mais do que nunca o equilíbrio entre o sentido íntimo de ser humano e o que se coloca como direitos humanos em vários contextos das políticas públicas, como por exemplo, da saúde, educação, sustentabilidade e de outros.
Nessa visão, a democracia é fundamental para a sustentação do equilíbrio e não há outra maneira de exercermos democraticamente nossos direitos humanos sem que a educação perpasse por todas as discussões a respeito de cada proposta a ser implementada em nível institucional ou legal.
O livro Democracia, Direitos Humanos E Educação traz coletânea de capítulos com ensaios, pesquisas, relatos de experiência, vivências, depoimentos, enfim, trabalhos dedicados a expor em seu conteúdo a multidisciplinaridade de temas que se entrelaçam em torno do eixo “Direitos Humanos”.
Os trabalhos trazem a realidade com riqueza de detalhes para dentro de nossas mentes e expõe os problemas e as diferentes perspectivas presentes nos discursos dos envolvidos e do contexto que os delimita.
É desafiante porque impõe a urgência dos problemas reais que não são bem resolvidos e até negligenciados. A incerteza ronda o dia-a-dia daqueles que são diferentes, divergentes e incompreendidos porque muitos não conhecem a verdadeira realidade que os cercam.
Relatar e analisar as realidades múltiplas daqueles que convivem com as diferenças e divergências é uma forma de conhecer e de aprender sobre a diversidade da natureza humana que, por assim ser, necessita da consciência e compreensão da sociedade.
Não há questão maior que se coloca nos dias de hoje do que a de direitos humanos cuja transversalidade é e deverá ser sempre o eixo democrático de todas as políticas públicas.
