Espiritualidade E Arquitetura

Neste estudo analisaremos a história, a teologia e a arte que tornaram possível o feito do abade Suger, a união entre a espiritualidade e a arquitetura.

Meados do século XII. Centro espiritual do reino francês. Abadia de Saint-Denis.

O abade beneditino Suger começa a registrar, em manuscritos, os anos de sua administração à frente da sua igreja. Nesse santuário, os restos mortais do santo protetor da França, Denis ou Dionísio, encontraram descanso eterno, seguido por reis e rainhas franceses. A importância do registro escrito era cara ao abade, pois ele desejava inspirar e ser exemplo para seus sucessores.

Nas décadas de seu abaciado, Suger conseguiu realizar seus planos de engrandecer sua igreja e fortalecer o reino franco. Habilidoso administrador, o abade garantiu recursos para adequar a forma física da abadia real à sua importância histórica e espiritual.

Em Saint-Denis, o material deveria servir de suporte à exegese espiritual, meio pelo qual as mentes seriam conduzidas, de maneira anagógica, à contemplação do imaterial, a luz fundamental de Deus.

Devoto fiel, Suger suplicou a Deus, a Jesus e a São Dionísio que o conduzissem por um caminho iluminado. Afinal, dedicou-se de todo coração para melhor cumprir o trabalho que tinha sido designado por Deus. Tudo o que tinha feito até ali era para honrar seu cargo e suas responsabilidades.

A reedificação da Abadia de Saint-Denis foi o ponto culminante da vida de Suger, momento em que suas crenças teológicas encontraram suporte físico para exalar a luz divina. A união do microcosmos com o macrocosmo, do espaço físico com o espiritual, permeados pela luz colorida dos santos vitrais, provê, até a atualidade, meios para a contemplação anagógica, baseada nas santas virtudes.

Espiritualidade E Arquitetura: Suger E A Edificação Do Gótico analisa a história, a teologia e a arte que tornaram possível o feito do abade Suger, a união entre a espiritualidade e a arquitetura.

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O abade beneditino Suger começa a registrar, em manuscritos, os anos de sua administração à frente da sua igreja. Nesse santuário, os restos mortais do santo protetor da França, Denis ou Dionísio, encontraram descanso eterno, seguido por reis e rainhas franceses. A importância do registro escrito era cara ao abade, pois ele desejava inspirar e ser exemplo para seus sucessores.

Nas décadas de seu abaciado, Suger conseguiu realizar seus planos de engrandecer sua igreja e fortalecer o reino franco. Habilidoso administrador, o abade garantiu recursos para adequar a forma física da abadia real à sua importância histórica e espiritual.

Em Saint-Denis, o material deveria servir de suporte à exegese espiritual, meio pelo qual as mentes seriam conduzidas, de maneira anagógica, à contemplação do imaterial, a luz fundamental de Deus.

Devoto fiel, Suger suplicou a Deus, a Jesus e a São Dionísio que o conduzissem por um caminho iluminado. Afinal, dedicou-se de todo coração para melhor cumprir o trabalho que tinha sido designado por Deus. Tudo o que tinha feito até ali era para honrar seu cargo e suas responsabilidades.

A reedificação da Abadia de Saint-Denis foi o ponto culminante da vida de Suger, momento em que suas crenças teológicas encontraram suporte físico para exalar a luz divina. A união do microcosmos com o macrocosmo, do espaço físico com o espiritual, permeados pela luz colorida dos santos vitrais, provê, até a atualidade, meios para a contemplação anagógica, baseada nas santas virtudes.

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