
Depois que conhecemos o Museu Nacional do Mar Embarcações Brasileiras em São Francisco do Sul, Santa Catarina, não poderíamos nos silenciar. Montamos uma equipe no Instituto Federal Catarinense e reunimos outros professores entusiastas para elaborar e compartilhar com vocês este volume sobre Mar, Navegações E Educação da coletânea Ensina Mundo.
Ao planejar roteiros de turismo pedagógico, estruturar projetos de educação museal, projetos escolares, planos interdisciplinares ou planos de aula, o leitor pode ter como base uma das rotas de conhecimento propostas, ou, conforme o tempo disponibilizado para a ação educativa, mais de uma rota poderá ser selecionada, considerando não apenas o espaço museológico mas incluindo em seu trajeto outros atrativos e elementos da localidade.
Mar, Navegações E Educação pode ser consultada sempre que necessário para atender o propósito de planejamento educacional. Para projetos escolares e planos multi, trans e interdisciplinares, os esboços de religação de conteúdos, apresentados em cada rota de conhecimento, servirão de base orientadora para que os professores da mesma escola possam desenvolver conjuntamente seus planos de ação educativa.
Preferindo alguma ação pontual, o professor encontra em Mar, Navegações E Educação planos de aula relacionados a cada rota de conhecimento para diferentes níveis de escolaridade. Estes são propostos por professores da área e podem ser aplicados na íntegra, adaptados ou servirem de referência para que o professor-leitor origine um plano de sua própria autoria.
Agências de turismo voltadas para o turismo pedagógico e cultural, secretarias de turismo, gestores e servidores de museus, ao conhecer esta obra, podem repensar suas ações no contexto de suas localidades e estruturar seus canais de comunicação com seus públicos, bem como, os canais de logística e a estrutura física de seus receptivos.
Ao fazer isso, estarão fornecendo recursos tecnológicos que atendam, bem antes do início do trajeto, e bem depois do final da visita, esta demanda com necessidades tão específicas, ou seja, grupos de visitantes em busca do conhecimento.
Mar, Navegações E Educação também traz relatos de experiências de pesquisa que ora abordam as experiências de diferentes visitantes em museus considerando a abordagem educacional e ora relatam o contexto que envolve o mar e as navegações considerando seus diferentes atores.
