
A obra intitulada Entre A Terra E O Céu: Irmandades Leigas Em Pernambuco (Séculos XVIII – XIX) é o resultado de dez anos de pesquisas desenvolvidas no Programa da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGH/UFRPE). Esta coletânea conta com a colaboração de ex–alunos do PPGH que estão atuando no ensino e pesquisa, dando, desta forma, continuidade à formação em História.
Participam também profissionais e discente do PPGH da Universidade Federal de Pernambuco atuantes na linha de pesquisa “Mundo Atlântico”. Incluímos o Dr. Marcos Antonio Almeida atualmente ligado à Província Franciscana do Brasil.
O PPGH/UFRPE iniciou suas atividades em 2006 e, desde de lá, vem realizando trabalhos de aperfeiçoamento e de estudos históricos em História do Brasil voltados para os campos da História Social e da Cultura. Esta obra concentra-se em História Social compreendendo os séculos XVIII e XIX.
Entre A Terra E O Céu reúne autores de gerações diversas que têm em comum o compromisso com o estudo e a pesquisa. Ao longo da nossa coletânea, nós perceberemos a relação de reciprocidade entre a academia e a sociedade, relação necessária nos dias de hoje para uma compreensão do processo histórico do Brasil e do mundo.
Os capítulos apresentados neste volume foram partilhados nos mais recentes debates que envolveram os historiadores brasileiros, portugueses, franceses, ingleses, norte-americanos etc., em torno de conceitos como: Antigo Regime, metrópole/colônia, mestiçagem, negociação, redes, centros/periferias. Sublinhamos que o tema apresentado nesse livro – “Irmandades Leigas” -, está fortemente apoiado em pesquisas documentais em consonância com os avanços da historiografia nacional e internacional.
Dedicamos esta coletânea aos nossos alunos da graduação e da pós-graduação e aos professores/pesquisadores que, direta ou indiretamente, estimularam o exercício da leitura, reflexão e escrita. Esta obra é, portanto, o resultado de um longo percurso animado por desafios, autocríticas e consciência histórica. Os resultados das pesquisas realizadas revelam a importância da História para uma compreensão da formação social dos povos.
