Identidade Cultural Na Pós-Modernidade

Identidade Cultural Na Pós-Modernidade explora algumas das questões sobre a identidade cultural na modernidade tardia e avaliar se existe uma "crise de identidade".

A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado.

A assim chamada "'crise de identidade" é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.

O propósito de Identidade Cultural Na Pós-Modernidade é explorar algumas das questões sobre a identidade cultural na modernidade tardia e avaliar se existe uma "crise de identidade", em que consiste essa crise e em que direção ela está indo. O livro se volta para questões como: Que pretendemos dizer com "crise de identidade"? Que acontecimentos recentes nas sociedades modernas precipitaram essa crise? Que formas ela toma? Quais são suas consequências potenciais?

A primeira parte do livro ( caps. 1-2) lida com mudanças nos conceitos de identidade e de sujeito. A segunda parte ( caps. 3-6) desenvolve esse argumento com relação a identidades culturais- aqueles aspectos de nossas identidades que surgem de nosso ''pertenciniento" a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais.

Identidade Cultural Na Pós-Modernidade é escrito a partir de uma posição basicamente simpática à afirmação de que as identidades modenas estão sendo "descentradas", isto é, deslocadas ou fragmentadas. Seu propósito é o de explorar esta afirmação, ver o que ela implica, qualificá-la e discutir quais podem ser suas prováveis consequuências.

Ao desenvolver o argumento, introduzo certas complexidades e examino alguns aspectos contraditórios que a noção de "'descentração", em sua forma mais simplificada, desconsidera.

Consequentemente, as formulações deste livro são provisórias e abertas à contestação. A opinião dentro da comunidade sociológica está ainda profundamente dividida quanto a esses assuntos. As tendências são demasiadamente recentes e ambíguas. O próprio conceito com o qual estamos lidando, "'identidade", é demasiadamente complexo, muito pouco desenvolvido e muito pouco compreendido na ciência social contemporânea para ser definitivamente posto à prova.

Como ocorre com muitos outros fenômenos sociais, é impossível oferecer afirmações conclusivas ou fazer julgamentos seguros sobre as alegações e proposições teóricas que estão sendo apresentadas. Deve-se ter isso em mente ao se ler o restante do livro.

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Identidade Cultural Na Pós-Modernidade explora algumas das questões sobre a identidade cultural na modernidade tardia e avaliar se existe uma "crise de identidade".

A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado.

A assim chamada “‘crise de identidade” é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.

O propósito de Identidade Cultural Na Pós-Modernidade é explorar algumas das questões sobre a identidade cultural na modernidade tardia e avaliar se existe uma “crise de identidade”, em que consiste essa crise e em que direção ela está indo. O livro se volta para questões como: Que pretendemos dizer com “crise de identidade”? Que acontecimentos recentes nas sociedades modernas precipitaram essa crise? Que formas ela toma? Quais são suas consequências potenciais?

A primeira parte do livro ( caps. 1-2) lida com mudanças nos conceitos de identidade e de sujeito. A segunda parte ( caps. 3-6) desenvolve esse argumento com relação a identidades culturais- aqueles aspectos de nossas identidades que surgem de nosso ”pertenciniento” a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais.

Identidade Cultural Na Pós-Modernidade é escrito a partir de uma posição basicamente simpática à afirmação de que as identidades modenas estão sendo “descentradas”, isto é, deslocadas ou fragmentadas. Seu propósito é o de explorar esta afirmação, ver o que ela implica, qualificá-la e discutir quais podem ser suas prováveis consequuências.

Ao desenvolver o argumento, introduzo certas complexidades e examino alguns aspectos contraditórios que a noção de “‘descentração”, em sua forma mais simplificada, desconsidera.

Consequentemente, as formulações deste livro são provisórias e abertas à contestação. A opinião dentro da comunidade sociológica está ainda profundamente dividida quanto a esses assuntos. As tendências são demasiadamente recentes e ambíguas. O próprio conceito com o qual estamos lidando, “‘identidade”, é demasiadamente complexo, muito pouco desenvolvido e muito pouco compreendido na ciência social contemporânea para ser definitivamente posto à prova.

Como ocorre com muitos outros fenômenos sociais, é impossível oferecer afirmações conclusivas ou fazer julgamentos seguros sobre as alegações e proposições teóricas que estão sendo apresentadas. Deve-se ter isso em mente ao se ler o restante do livro.

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