Adolescentes Autores De Atos Infracionais
apresenta uma gama de conteúdos referentes aos adolescentes autores de atos infracionais e contribui não só para a sociedade, mas para aqueles que atuam diretamente com estes jovens. Percebe-se, além do mais, que os autores desta coletânea fizeram um trabalho bem detalhado, buscando in locu, traçar os aspectos inerentes à vida tanto do adolescente infrator como da sua família.
Outra percepção é a distribuição da ordem dos capítulos, que propicia de forma clara e simples, o bom entendimento e compreensão das questões acerca dos adolescentes infratores, referentes às políticas públicas, medidas socioeducativas, redução da idade penal, unidades de medida socioeducativas, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e vida familiar.
A concepção de ciência e de produção do conhecimento adotada nestes estudos e pesquisas fundamenta-se nas reflexões teóricas de Lev Seminovitch Vygotsky, psicólogo russo conhecido por seu esforço em superar os reducionismos teóricos da psicologia da época, baseados em dicotomias como objetividade–subjetividade, homem–sociedade e significado–materialidade.
Com essa preocupação prioritária, ele desenvolveu intensas pesquisas e sistematizou reflexões sobre significado, sentido, formação de conceitos e linguagem como atividade mediadora do homem.
Adolescentes Autores De Atos Infracionais está organizado com oito estudos. Os quatro primeiros estão diretamente vinculados à pesquisa coordenada pela SEDH/PR, mencionada nos parágrafos iniciais desta Apresentação; o quinto e o sexto, são oriundos de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Goiás, sob a minha orientação, e os dois últimos, de convidados, refletem aspectos teóricos relacionados ao tema “a proteção integral de adolescentes em conflito com a lei e a banalização da violência”.
Esses textos expressam abordagens teórico/metodológicas diversas, singulares e complementares, atravessadas pelo desafio de tematizar a adolescência em situação de vulnerabilidade social, em especial aquela que se encontra em privação de liberdade. Eles têm em comum o compromisso éticopolítico de produzir um conhecimento científico socialmente relevante, cujo desafio maior seja contribuir para a efetivação de políticas públicas brasileiras voltadas para crianças, adolescentes e jovens.
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