A presente obra é composta por diálogos interdisciplinares do Direito Ambiental, do Direito do Trabalho, do Direito Penal e do Direito Civil com a Sociologia e a Filosofia. Esses diálogos são os resultados de pesquisas jurídicas de professores e acadêmicos.
Inicialmente, a obra dialoga a pesquisa da Professora Doutora Sonia Aparecida de Carvalho e da Professora Doutoranda Maira Angélica Dal Conte Tonial.
O artigo pesquisa a necessidade de paradigma de sustentabilidade nas relações laborais, principalmente nas relações de trabalho, ambiental e humana, com a finalidade do desenvolvimento sustentável, equilibrado e adequado.
Pesquisa o paradigma de sustentabilidade como fator determinante na mudança de modos de produção e de consumo.
Investiga o mundo do trabalho contemporâneo, as mudanças de sociedades e as transições de revoluções industriais. Portanto, o artigo trata da humanização das relações econômicas e laborais com base no paradigma de sustentabilidade, como desafios da modernidade a serem enfrentadas e alternativas a serem alcançadas.
Posteriormente, a Professora Pós – Doutora Nara Suzana Stainr Pires investiga a origem e o desenvolvimento da democracia política, após verificar na contemporaneidade a definição e a utilização das ferramentas sociais na internet na instância política.
A partir dessa proposta, questionam-se as potencialidades e limites na utilização dessas ferramentas e sua repercussão na condução da democracia.
Percebe-se que admitir os limites, potencialidades e ameaças das redes e mídias digitais são essenciais para todos, na defesa de direitos e que têm interesse em utilizá-las como instrumento de participação na continuidade da democracia como fim na organização política das sociedades contemporâneas.
Diante dos temas tratados, as pesquisas jurídicas na presente obra representam discussões e diálogos teórico-acadêmicos interdisciplinares que envolvem os assuntos abordados. “A investigação científica caracteriza-se pela estrutura lógica ou formal de seus enunciados e, pelas normas que orientam o conhecimento do pesquisador comprometido na pesquisa”.
Baixe o Vol. I aqui.