Escuta Crítica

Escuta Crítica, título desta coletânea, refere-se àquilo que é parte da prática de sala de aula de cada professor e se relaciona às suas experiências.

Escuta Crítica, título desta coletânea, refere-se àquilo que é parte da prática de sala de aula de cada professor e se relaciona às suas experiências, e que integra o exercício teórico-epistemológico, intelectual que realiza como pesquisador. Escutar o que lhe retorna sobre seus materiais, suas aulas e na relação com outras disciplinas e entre os cursos presencial e a distância, e transformar essa escuta em um tema de interesse para a escrita – foi esse o convite que fizemos aos nossos autores: O que de sua escuta grita como uma demanda de mais discussão para a formação em Letras?

O intuito não é, todavia, esgotar, mas ampliar o debate em torno de diferentes assuntos, aprofundar o diálogo, trazendo algumas inquietações que foram provocadas pelas vozes que se deixaram (des)velar no encontro com o(s) outro(s).

Trata-se, pois, de escuta crítica no sentido de contemplar a formação docente como (des)contínuo processo de tomadas de posição frente ao objeto que se ensina-aprende, sempre por meio da interação. Escutar o que incomoda, perturba, clama por sentido e que só se percebe na alteridade.

Escutar e propor mudanças com base nessas inquietações da prática docente. O termo crítico aqui refere-se menos a uma vertente teórica ou a linha epistemológica, e mais a um posicionamento frente à experiência de ouvir, que tem por efeito refletir.

Nesta coletânea, trazemos, portanto, ao leitor esses textos de escuta/escrita. Eles focam temas variados sobre e para a formação para a docência na área de Letras no Brasil. São artigos que problematizam a complexidade da linguagem, do sujeito, da sociedade, das epistemologias e métodos de pesquisa e que lançam luz à complexidade da formação presencial ou a distância.

Os capítulos, autorados por diferentes pesquisadores, estão organizados em duplas, por assim dizer, que versam sobre temas comuns entre si. São artigos que mesclam análises, discussões teóricas e experiências de sala de aula por diferentes perspectivas.

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Escuta Crítica, título desta coletânea, refere-se àquilo que é parte da prática de sala de aula de cada professor e se relaciona às suas experiências, e que integra o exercício teórico-epistemológico, intelectual que realiza como pesquisador. Escutar o que lhe retorna sobre seus materiais, suas aulas e na relação com outras disciplinas e entre os cursos presencial e a distância, e transformar essa escuta em um tema de interesse para a escrita – foi esse o convite que fizemos aos nossos autores: O que de sua escuta grita como uma demanda de mais discussão para a formação em Letras?

O intuito não é, todavia, esgotar, mas ampliar o debate em torno de diferentes assuntos, aprofundar o diálogo, trazendo algumas inquietações que foram provocadas pelas vozes que se deixaram (des)velar no encontro com o(s) outro(s).

Trata-se, pois, de escuta crítica no sentido de contemplar a formação docente como (des)contínuo processo de tomadas de posição frente ao objeto que se ensina-aprende, sempre por meio da interação. Escutar o que incomoda, perturba, clama por sentido e que só se percebe na alteridade.

Escutar e propor mudanças com base nessas inquietações da prática docente. O termo crítico aqui refere-se menos a uma vertente teórica ou a linha epistemológica, e mais a um posicionamento frente à experiência de ouvir, que tem por efeito refletir.

Nesta coletânea, trazemos, portanto, ao leitor esses textos de escuta/escrita. Eles focam temas variados sobre e para a formação para a docência na área de Letras no Brasil. São artigos que problematizam a complexidade da linguagem, do sujeito, da sociedade, das epistemologias e métodos de pesquisa e que lançam luz à complexidade da formação presencial ou a distância.

Os capítulos, autorados por diferentes pesquisadores, estão organizados em duplas, por assim dizer, que versam sobre temas comuns entre si. São artigos que mesclam análises, discussões teóricas e experiências de sala de aula por diferentes perspectivas.

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