Simon Sebag Montefiore – Titãs Da História: Os Gigantes Que Mudaram O Nosso Mundo
De heróis a bandidos, um almanaque do mundo
São 190 biografias de personalidades que todos devem conhecer, histórias que não podem ser esquecidas.
Como uma agradável, interessante e instigante “bíblia” da história, Simon Sebag Montefiore oferece em Titãs Da História sua seleção dos homens e mulheres que criaram o mundo que vivemos hoje.
Ele afirma esperar que essas biografias incentivem e inspirem os leitores a descobrir mais sobre estes indivíduos extraordinários.
Titãs Da História começa com Ramsés, um dos maiores imperadores do Egito, e vai até os dias atuais com os vilões Saddam Hussein e Osama Bin Laden. As biografias trazem curiosidades, em sua maioria, desconhecidas do grande público.
Em mais de três mil anos de história, há espaço para todos: Garibaldi e Napoleão; os conquistadores Cortés e Pizarro; a família de ditadores coreanos Kim Il-Sung, Kim Jon-Il e King Jong-Un; Cícero e César, Cleópatra e Catarina, a grande; Davi, Maomé, Buda e Jesus; Tchaikóvski e Mozart; Balzac e Oscar Wilde; Proust e Dickens; Platão e Aristóteles. Não faltam, é claro, as figuras carimbadas como Hitler e Mussolini; Stálin e Churchill; Shakespeare e Michelangelo; Einstein e da Vinci; Galileu e Darwin; Thatcher e Anne Frank.
Professor de História na Universidade de Cambridge e autor de vários best-sellers que foram sucesso de público e de crítica, Montefiore tem um carinho especial por Titãs da história porque acredita que “a História não se repete, mas contém muitas advertências e lições”.
O sucesso muitas vezes justifica atos terríveis, mas no passado, antes que os direitos humanos se tornassem essenciais, os crimes eram negligenciados contanto que constituíssem parte de grandes realizações, daí a presença neste livro de figuras como Alexandre, o Grande, Tamerlão, Ramsés II e Júlio César.
Como Winston Churchill ponderou: “A história é escrita pelos vencedores”, e pode-se acrescentar que os tiranos mais astutos morreram em sua cama, reverenciados pela posteridade.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-de-tanto-ler-e-imaginar-branca/