
A primeira parte da presente coletânea reúne textos sobre as políticas educacionais, sendo que o texto de abertura e de fechamento foram elaborados por pesquisadores reconhecidos no campo das políticas educacionais.
Para a abertura da referida parte, foi convidado o Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury, que dispensa apresentação, cujo texto abre a presente coletânea, que oferece interessante análise da legislação brasileira sobre o tema, com ênfase na consecução do direito à educação.
O fechamento foi realizado pelos Profs. Drs. Ângelo Ricardo de Souza e Taís Moura Tavares, ambos da Universidade Federal do Paraná – UFPR, que bem representam a nova geração de pesquisadores das políticas educacionais brasileiras e que estabelecem análise profunda e consistente sobre as demandas da educação e as propostas do Plano Nacional de Educação, na perspectiva da consecução do direito à educação, aspecto central para o estabelecimento de políticas de educação especial que ultrapassem a perspectiva da filantropia e do assistencialismo, marca constante da educação especial nacional no decorrer de sua história.
O miolo desta parte é composto por dois capítulos, sendo que o primeiro deles, de minha autoria, procura estabelecer reflexão crítica sobre as políticas de educação especial atuais, por meio do cotejamento entre as normas legais e as proposições políticas nacionais.
A segunda contribuição, de autoria do Prof. Dr. Odair Sass, da PUC/SP, que, em seminário decorrente de estágio de pós-doutoramento com foco nas estatísticas da educação especial no Brasil, estabelece interessante e original reflexão crítica sobre o uso das estatísticas educacionais, por meio da análise dos pareceres de Ruy Barbosa sobre o tema.
A segunda parte desta coletânea engloba os textos dos líderes dos grupos de pesquisa envolvidos no Encontro, em que cada um procurou relatar criticamente o desenvolvimento das investigações já desenvolvidas no campo da educação especial.
O primeiro deles, elaborado pela Profª Drª Silvia Meletti e por mim, é primeiro subproduto da investigação por ela encetada em seu estágio de pós-doutorado, em que apresentamos e analisamos as políticas de educação especial brasileiras, no período entre 1998 e 2010, com base nos dados do INEP, com ênfase especial sobre a escolarização dos alunos com deficiência intelectual, por considerar que eles constituem o maior desafio para as atuais políticas de inclusão escolar.
Os três últimos capítulos, respectivamente de autoria dos Profs. Drs. Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFSC), Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (UFMS) e José Geraldo Silveira Bueno (PUC/SP), apresentam e analisam criticamente a produção de cada um dos grupos que esses pesquisados lideram, cujo material constitui, com certeza, contribuição importante para todos os pesquisadores da área.
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