Fragmentos do contemporâneo: leituras
reúne textos de professores do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de São José do Rio Preto, que refletem uma parte da produção recente das suas quatro linhas de pesquisa: “Perspectivas Teóricas no Estudo da Literatura”, “História, Cultura e Literatura”, “Imagem, Música e Texto Literário” e “Poéticas da Identidade”.
Tendo por alvo o estudo de autores e textos contemporâneos, na prosa ou na poesia, nacionais e internacionais, o objetivo do livro é apontar reflexões da produção literária em curso e modos de leitura que procuram compreender a complexidade dos roteiros que articulam essa grande manifestação. Diante dessa realidade dispersa e dinâmica, uma diversidade de olhares é um modo de fragmentá-la e fazer dos fragmentos peças indicativas de sentidos possíveis que arquitetam esse grande mosaico. Da mesma maneira, a crítica tem que se aproximar desse desafio no seu papel de tentar iluminar e organizar a profusão de fragmentos.
Para isso, ela precisa rever o seu próprio discurso e multiplicar os olhares diante de um corpo tão vasto e refratário às categorizações analíticas.
Como um modo de resposta a essa realidade, propomos começar a recortar o painel do contemporâneo com alguns olhares para os fragmentos que no momento nos instigam. O primeiro texto, “Poesia em trânsito: rotas e endereços do labirinto do poema contemporâneo”, de Susanna Busato, busca refletir sobre a natureza da poesia contemporânea por meio do olhar que o sujeito agora adere ao espaço urbano. A partir dele constrói a figura do intervalo como o espaço rompido por um dizer fraturado, que emerge na poesia como imagem. O olhar, por meio desse movimento, encena um naufrágio, isto é, performatiza na semântica das imagens a figura do labirinto para resgatar no plano formal a reflexão crítica, tornando-a linguagem.