Semiologia Da Criança E Do Adolescente

Semiologia Da Criança E Do Adolescente trata desde a história da criança e do adolescente até alguns princípios da assistência pediátrica.

O livro está organizado em cinco seções: Na primeira seção é abordada a história da criança e do adolescente, as mudanças de concepção e de seu papel na sociedade, bem como o processo de organização da assistência pediátrica, considerando o contexto dos serviços de saúde no país de forma mais ampla.

Busca situar o profissional para uma atenção pediátrica contextualizada, reconhecendo as principais questões da atualidade e seu caráter dinâmico, respeitando a criança e o adolescente, sua família e seus valores.

A segunda seção aborda a relação médico–paciente e as especificidades da atenção pediátrica, sobretudo por se tratar quase sempre de uma relação mediada pelo adulto, pela sua família.

Essa questão é particularmente importante nos dias de hoje, quando os avanços da tecnologia e das possibilidades de intervenção tendem a ocupar o espaço da consulta pediátrica e reduzir equivocadamente o papel do profissional.

Na terceira seção – Semiologia Geral –, seguem-se os cinco capítulos relacionados à abordagem de temas gerais – a anamnese, o exame físico, o crescimento e o desenvolvimento e as características de suas principais fases, incluindo o recém-nascido e o adolescente.

Na quarta seção estão nove capítulos que abordam a Semiologia dos Sistemas – dados importantes da anamnese, do exame físico e da semiotécnica correspondente.

Na quinta e última seção – Semiologia em Situações Específicas –, são abordados temas relacionados a sinais e sintomas frequentes em pediatria, como febre e dor, e semiologia em situações especiais, como na criança gravemente enferma, nos acidentes e na violência, em oncologia, em infectologia, nas síndromes genéticas.

Em todos os capítulos, alguns princípios da assistência pediátrica estarão sempre presentes – a importância da escuta, do diálogo e do reconhecimento da criança e sua família como sujeitos, com nome, com uma história de vida, como seres humanos.

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Semiologia Da Criança E Do Adolescente trata desde a história da criança e do adolescente até alguns princípios da assistência pediátrica.

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A segunda seção aborda a relação médico–paciente e as especificidades da atenção pediátrica, sobretudo por se tratar quase sempre de uma relação mediada pelo adulto, pela sua família.

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Na terceira seção – Semiologia Geral –, seguem-se os cinco capítulos relacionados à abordagem de temas gerais – a anamnese, o exame físico, o crescimento e o desenvolvimento e as características de suas principais fases, incluindo o recém-nascido e o adolescente.

Na quarta seção estão nove capítulos que abordam a Semiologia dos Sistemas – dados importantes da anamnese, do exame físico e da semiotécnica correspondente.

Na quinta e última seção – Semiologia em Situações Específicas –, são abordados temas relacionados a sinais e sintomas frequentes em pediatria, como febre e dor, e semiologia em situações especiais, como na criança gravemente enferma, nos acidentes e na violência, em oncologia, em infectologia, nas síndromes genéticas.

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