
O livro está organizado em cinco seções: Na primeira seção é abordada a história da criança e do adolescente, as mudanças de concepção e de seu papel na sociedade, bem como o processo de organização da assistência pediátrica, considerando o contexto dos serviços de saúde no país de forma mais ampla.
Busca situar o profissional para uma atenção pediátrica contextualizada, reconhecendo as principais questões da atualidade e seu caráter dinâmico, respeitando a criança e o adolescente, sua família e seus valores.
A segunda seção aborda a relação médico–paciente e as especificidades da atenção pediátrica, sobretudo por se tratar quase sempre de uma relação mediada pelo adulto, pela sua família.
Essa questão é particularmente importante nos dias de hoje, quando os avanços da tecnologia e das possibilidades de intervenção tendem a ocupar o espaço da consulta pediátrica e reduzir equivocadamente o papel do profissional.
Na terceira seção – Semiologia Geral –, seguem-se os cinco capítulos relacionados à abordagem de temas gerais – a anamnese, o exame físico, o crescimento e o desenvolvimento e as características de suas principais fases, incluindo o recém-nascido e o adolescente.
Na quarta seção estão nove capítulos que abordam a Semiologia dos Sistemas – dados importantes da anamnese, do exame físico e da semiotécnica correspondente.
Na quinta e última seção – Semiologia em Situações Específicas –, são abordados temas relacionados a sinais e sintomas frequentes em pediatria, como febre e dor, e semiologia em situações especiais, como na criança gravemente enferma, nos acidentes e na violência, em oncologia, em infectologia, nas síndromes genéticas.
Em todos os capítulos, alguns princípios da assistência pediátrica estarão sempre presentes – a importância da escuta, do diálogo e do reconhecimento da criança e sua família como sujeitos, com nome, com uma história de vida, como seres humanos.
