
A presente Gramática da Língua Macuxi reúne a riqueza da comunicação (fala) e da escrita dos Povos Macuxi que residem nas diversas etnoregiões situadas no Estado de Roraima: Serras, Raposa, Baixo Cotingo, Surumu, São Marcos, Amajari, Tabaio, Murupu e Serra da Lua e, também, os que residem em outros países como a Guiana e a Venezuela.
A importância desta gramática da Língua Macuxi ser pensada, organizada e escrita é resultado de várias reivindicações em assembleias da organização OPIRR e das lideranças indígenas: “Escrever, organizar material didático que valorize, preserve, respeite e fortaleça as nossas Línguas” e “…essa nossa comunicação é vista como meio de guardar, deixar registrado, repassar conhecimentos, transmitir a cultura aos nossos filhos”. Que os estudantes das escolas aprendam a fala, a escrita e a leitura na Língua Macuxi.
Foi durante a XXV Assembleia dos Professores Indígenas de Roraima, na Comunidade dos Três Corações, em 2018, mais uma vez ouvimos as vozes ecoando “vamos construir nosso material específico na nossa língua, no nosso conhecimento”. O nosso pensamento voa em busca de respostas.
O querer fazer estava ali, mas, onde buscar outros recursos para implementar os projetos e os trabalhos? A esperança dá lugar aos que buscam respostas.
Mais uma vez aprendemos que quando se une o querer e o fazer, facilita muita coisa. A ausência desses materiais escritos na Língua Macuxi deixa os professores angustiados mediante a riqueza da língua desse povo.
O querer fazer estimulou a parceria com o assessor linguístico Dr. Pe. Ronaldo e o instituto Scarboro Missions ao qual ele pertence e com isso, a OPIRR contactou os professores de Língua Macuxi para que em conjunto construíssem esse belíssimo trabalho que é uma gramática da Língua Macuxi.
Trabalharam com intuito de que os leitores indígenas e outros possam conhecer as letras e a grafia, as palavras, os sons das palavras ao serem pronunciadas, para que fiquem guardadas em suas mentes e memórias, em suas falas e no momento de escrever.
Foi pensando nisso, que esta gramática foi construída e será de grande utilidade para muitos professores, estudantes e outros que procuram conhecer as vivências e a Língua de um Povo. E com isso valorizar, respeitar e fortalecer o Povo Macuxi. Essa é a nossa esperança.
Este trabalho soma e fortalece a outros já construídos com o objetivo de promover e fortalecer a língua e a cultura dos povos indígenas.
