
Discutir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em uma sociedade atual da informação, e o consequente papel da Educação para que possamos construir o conhecimento a partir destas informações, e de fato transformamos nossa sociedade em uma “Sociedade do Conhecimento”, é fundamental.
O presente livro Linguagem, Tecnologia E Educação: Perspectivas Em Debate, coordenado pelo Professor Robson Santos de Oliveira, é uma oportunidade para especialistas e leigos que trabalham com educação, compreenderem as possibilidades e oportunidades que as TDIC propiciam em um ambiente educacional formal ou não formal.
É importante destacar a profundidade e clareza que os temas são tratados neste livro. Os Jogos Educacionais são abordados em alguns capítulos, para além dos aspectos técnicos , mas também para um bom entendimento do processo de “gameficação” em ambientes educacionais. Interessante também ressaltar o capítulo E-Democracia: o uso da tecnologia a serviço da sociedade.
A utilização das TDIC no processo educacional não pode prescindir de entendermos que este é um processo libertador, que permita a compreensão das potencialidade e impactos que elas tem quando inseridas na educação. As TDIC na educação tem de ajudar a incluir, não excluir; aprofundar, não superficializar, construir conhecimento, não apenas informar.
Outros pontos são tratados em Linguagem, Tecnologia E Educação com as mesmas profundidades teóricas e respaldo da literatura. Os ambientes virtuais que prefiro chamar de Ambientes Virtuais de Estudo, pois nem sempre se configuram em ambientes de aprendizagem. Os vídeos e quadrinhos que aportam a ludicidade a incorporação das TDIC ao processo de ensino e aprendizagem.
Destaco por fim, a preocupação e a abordagem dos autores na questões da utilização das TDIC na alfabetização de jovens e adultos e no processo de inclusão de pessoas da terceira idade. Este é um papel que devemos estimular, pois as Tecnologias da Informação e Comunicação podem contribui fortemente para a inclusão de parcelas de nossa sociedade que por muito tempo viveram a margem dos processos formais de educação.

