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Pautada numa minuciosa pesquisa documental e em (auto)descrições de experiências concretas, a presente obra inaugura e apresenta o que denominamos nos âmbitos de uma concepção singular de formação universitária de Escola de Paris VIII em Ciências da Educação.
Tendo como contexto fundante a cosmopolita Universidade de Paris VIII, sua história e organização pedagógica marcantes no cenário universitário mundial, aliás, como veremos ao longo dessa obra, uma experiência formativa irrepetível, a Escola de Paris VIII em Ciências da Educação influenciou, pelo pensamento e ação dos seus professores-pesquisadores,
países de vários continentes.
Nas narrativas aqui registradas, podemos verificar que essa Escola vai marcar de maneira fulcral o ethos e a ética formativa cultivada pela Universidade do qual fez parte.
Inovadora, autonomista e de inspiração emancipacionista, a Escola de Paris VIII em Ciências da Educação torna-se um marco em termos de experiência universitária radicalmente democrática e autonomista. Seus professores não tinham medo da experimentação, da experiência e da diferença.
Caminhavam em direção ao conflito para que o outro fosse pleiteado, acolhido e se tornasse protagonista da sua própria formação universitária. É nesse sentido que se realiza nesse contexto uma pedagogia universitária única.
É assim que os capítulos dessa obra primam por descrever e explicitar a concepção filosófica, epistemológica, bem como a organização pedagógica da Escola de Paris VIII em Ciências da Educação, tanto interpretando suas transversalidades pedagógicas, quanto aprofundando a compreensão das ações formativas dos seus professores-pesquisadores e gestores.
Esse movimento assumido pelos capítulos do livro oferece ao leitor uma compreensão pontual da práxis pedagógica desenvolvida nesse contexto universitário específico, bem como proporciona uma perspectiva contrastiva vis a vis a universidade contemporânea, afundada num produtivismo muitas vezes moral e socialmente cínico.
A Escola de Paris VIII em Ciências da Educação viveu de forma (in)tensa a universidade histórica, cultural e socialmente referenciada que tanto tentamos afirmar.
Ademais, trazemos para este livro, apropriações de professores-pesquisadores brasileiros que viveram e vivem ainda hoje como ressonâncias, de forma densa e generativa, o movimento intelectual, heurístico e formativo dessa Escola, através de seus estudos, pesquisas e ações formativas.
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