Robert Musil – As Perturbações Do Pupilo TörlessRobert Musil
, um dos nomes do “quarteto revolucionário” na prosa das primeiras décadas do século XX – Proust, Joyce, Kafka, Musil -, é um autor sem biografia, como dirá Hermann Broch, seu contemporâneo e compatriota: “Nenhum de nós tem propriamente uma biografia: vivemos e escrevemos, e é tudo”.
Musil legou-nos alguns dos mais significativos fragmentos de literatura do século, cujos traços mais salientes são a complexidade dos seus perfis anímicos e o rigor da observação, da análise e da reflexão – uma obra que se orienta pelos princípios, contidos na fórmula lapidar que ele próprio cunhou, da exatidão e da alma.
Robert Musil é um escritor de método – no duplo sentido do termo. Metódico, pela sua formação matemática e científica, e com um método próprio na escrita e no pensamento, que podemos ver como aberto, dualista ou paradoxal, se por paradoxo (para-doxon) se entender o caminho daquele que se move, livre e sem a preocupação de se deixar guiar por qualquer espécie de “qualidades”, nas margens e à margem da doxa, da opinião e do mundo.
Em Musil, como em Kafka (ou Pessoa) , a escrita usurpará a biografia, a literatura anulará de fato a vida, apesar das quase insuperáveis dificuldades que esta cria a quem escreve nas condições em que estes escreveram.
No caso de Musil, os problemas de subsistência aumentam à medida que vão sendo abandonadas várias atividades profissionais por que passa sem convicção, sobretudo a partir do momento em que, na segunda metade da década de vinte, a escrita do que viria a ser o romance O Homem Sem Qualidades irá absorver toda a existência do escritor, e culminando na situação insustentável dos anos do exílio na Suíça.
Aos problemas financeiros acrescenta-se o desaparecimento progressivo das obras de Musil do espaço literário a partir de 1925, e o seu esquecimento por parte da crítica, depois de alguns momentos de sucesso, já distantes ou meteóricos – o êxito do primeiro romance, o Torless, em 1906, a presença regular na crítica e no ensaísmo, nos anos que se seguem à Primeira Grande Guerra, o bom acolhimento da peça Vicente e a Amiga de Homens Importantes.
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