
Este livro referente a disciplina Arte/Dança como Tecnologia Educacional I é uma produção bibliográfica didática para o Curso de Licenciatura em Dança na modalidade a distância da Universidade Federal da Bahia-UFBA.
Na Dança, cada movimento, cada objeto, ou figurino, cada palavra ou gesto dirigido ao estudante, cada passo ensinado ou cada movimento da cena tem um significado.
Mesmo que este significado não seja expresso em palavras. Embora cada pessoa faça o mesmo movimento, o mesmo passo, este pode ter um significado, uma ideia diferenciada, para cada um.
Assim, precisamos comentar de um significado, logo no título da disciplina tem um sinal! O sinal /. Ele significa estar para, assinala a sutileza das relações entre Arte e Dança, uma coabitação. Arte está para Dança está para Arte. Parece óbvio? Mas não é…
Muitos contextos, ainda que educacionais abordam a Dança e outras Artes como entretenimento, passatempo. E tem mesmo a não consideração da Dança como Arte, enquanto importante no currículo educacional.
Sem dúvida, nos divertimos com a Dança, rimos, criamos, assistimos e nos emocionamos, refletimos sobre a vida e sobre o mundo em que vivemos. Entretanto, rir, criar não é passar o tempo, é muito sério.
Este é um tema que aprofundaremos neste livro: Dança como campo de conhecimento, como produção de conhecimento e como área de conhecimento.
Com o Curso e a disciplina queremos, junto com vocês e todos os envolvidos, agir em interação, com a compreensão de que “a distância” é outro modo de nos relacionarmos e aprendermos a criar uma maneira de proximidade.
E, de todo modo, nosso Curso Licenciatura em Dança tem encontros presenciais. Quer dizer que não é “a distância” em sua totalidade. Você, estudante, e nós, professores, tutores e outros envolvidos no Curso somos pessoas que estão nessas palavras escritas, nos fóruns, nos chats. A nossa interação já se dá ao estarmos interessados em fazer/falar/pensar dança. O grau que ela terá, depende de nós.
Com esta perspectiva de aproximação propomos a você, estudante, engajar-se em uma dança como campo do conhecimento educativo e artístico emancipatório, político, qualquer que seja a dança que você faça.
O objetivo geral desta disciplina é introduzir o(a) estudante ao processo de educar em e com a Dança, oferecendo-lhe um conjunto de princípios e conceituações estruturantes para sua ação.
