
Este livro foi escrito com o objetivo de apresentar propostas de Paródias Musicais para professores do Ensino Básico, licenciandos, alunos e interessados na temática.
Dentro dele você encontrará pequenos resumos que foram pensados e desenvolvidos alinhados ao currículo escolar de Química, abordando de forma clara e objetiva os conteúdos referentes ao 1º ano do Ensino Médio.
Química Em Tom propõe uma contextualização incorporada aos textos, sendo complementada com o uso da metodologia ativa (linguagem musical), podendo ser facilmente executada acessando o QR-Code localizado na segunda parte deste livro.
A proposta de paródias foi pensada para ser aplicada para alunos de ensino médio, mas pode ser adaptada também para outros ambientes de aprendizagem. Convidamos a todos os interessados em utilizar e desenvolver paródias musicais à leitura deste livro.
Química Em Tom surgiu a partir do projeto pertencente ao Programa Despertando Vocações para as Licenciaturas (PDVL), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
O projeto abrangeu turmas de 1º ano do Instituto de Educação da Paraíba e do Centro Estadual de Ensino e Aprendizagem Sesquicentenário, localizados no município de João Pessoa – Paraíba.
Química Em Tom é divido em duas partes, sendo a primeira constituída pela teórica e a segunda parte sendo a prática, esta agindo como auxiliar a primeira.
Na parte prática serão utilizadas paródias com músicas contemporâneas do conhecimento do aluno, facilitando assim a associação com o conteúdo e a música.
Possui ainda uma simplicidade em sua estrutura, clareza na explanação e objetividade na disseminação do conhecimento químico.
Consiste em uma proposta educativa que aborda conteúdos de Química referentes ao 1º ano do Ensino Médio, utilizando como ferramenta lúdica diferenciada o uso de paródias.
A paródia é uma alternativa de aprendizagem para desenvolver habilidades em produção textual e comunicação, além de auxiliar o aluno a pensar criticamente.
