
A ideia para este projeto de Food Design surgiu naturalmente como uma evolução do trabalho que vem sendo feito nas comunidades. Somos sempre muito bem acolhidos e o povo mineiro, muito hospitaleiro, tem orgulho em oferecer ao visitante suas especialidades onde se sobressaem as “quitandas”. O resgate dessas receitas traz consigo as tradições locais e reforça a cultura e a identidade local, propiciando aos turistas experiências únicas e memórias agradáveis, favorecendo o desenvolvimento da comunidade.
No momento, onde uma onda de alimentação apressada e padronizada tomou conta dos hábitos dos moradores urbanos, é preciso enfrentar este modismo e resgatar as receitas locais, valorizando assim, o próprio ser humano. Os produtos tradicionais podem ser recuperados da memória gustativa, pela educação do paladar, do conhecimento dos alimentos, do respeito à cultura e aos saberes dos antepassados.
Profissionais vInculados à produção de alimentos, diversos chefs em todo o mundo, têm manifestado preocupação com os valores nutricionais e os maus hábitos em alimentação da sociedade em geral. A chef Helena Rizzo, eleita em 2014 a melhor chef do mundo pela conceituada revista “The World’s 50 Best Restaurants”, afirma que sua cozinha é simples, trabalhada com a pureza dos ingredientes. Ela afirma: “A gente cada vez mais busca produtos locais, relações com os produtores. No Brasil, a cada dia chegam-nos produtos novos, que nunca tínhamos experimentado na vida, e às vezes a gente sente-se como uma criança cheia de produtos para brincar e sem saber bem em qual é que vai pegar primeiro”.
As pessoas precisam voltar a ter contato com o alimento e a preparar sua própria comida. Pois, essa relação sempre foi essencial à qualidade de vida. Os ideais do movimento internacional Slow Food também refletem essa preocupação. O movimento Slow Food defende a proteção dos alimentos tradicionais e sustentáveis de qualidade: dos ingredientes primários, a conservação de métodos de cultivo, do processamento e a defesa da biodiversidade, tanto de espécies cultivadas quanto das espécies silvestres.
