
Este estudo surge da inquietação de avançar a pesquisa da monografia “A espada do artivismo: mediações entre cu e cultura nas paisagens de Tica, Rainha do Reisado Santa Helena”, apresentada ao curso de Jornalismo e publicada pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) no ano de 2018.
A análise considerou a performance de Francisca da Silva, mais conhecida como Tica, mulher transexual no figural de Rainha do Reisado Santa Helena do Mestre Dedé, um ponto chave para perceber os atravessamentos no rito religioso e na forma como a brincante pode fazer um corte no núcleo duro da heteronorma, forçando a permeabilidade ao não binarismo na poética da tradição.
A proposta deste trabalho toma como base a vivência de Tica para se pensar em outras possíveis subversões no enredo da dança popular e do rito tradicional através da performance de outras pessoas LGBTQIA+ no cortejo cênico regional.
Pois, é possível considerar, através da performance de Tica, tida como uma das primeiras brincantes mulheres transexuais na cultura popular do Reisado juazeirense, a subversão da reunião corporificada de possíveis brincantes LGBTQIA+ frente às dissidências sexuais e de gênero, principalmente, no que diz respeito ao deslocamento identitário e a desterritorialização nos modos dominantes de subjetivação diante do rígido arranjo religioso.
Uma vez que o Reisado, inserido em um recorte regional da cidade de Juazeiro do Norte, conhecida pela terra do Padre Cícero Romão Batista, é uma dança popularmente católica e representa um rito religioso de passagem cristã do menino Jesus. Em Juazeiro do Norte, o Reisado é tradicionalmente dançado no Ciclo de Reis que se inicia em novembro e termina em janeiro do ano seguinte.
Se anteriormente, foi possível perceber que, nas mediações culturais entre o exercício da performatividade de Tica na condição de transexual e a ação corporificada dos enunciados performativos do processo de aprendizagem da tradição popular no figural de Rainha, a brincante encontra no Reisado um modo de existência através do que se aproxima de artivismo, neste texto elaboro pistas para investigar as linhas flexíveis e de fuga no enredo da tradição através da emergência das dissidências sexuais e de gênero na cultura popular de Juazeiro do Norte.

Uma resposta
Acho que há algum problema com o link