
Tomamos “o alimentar” como o conjunto articulado de práticas e processos sociais, seus produtos e consequências, que compreendem desde os recursos naturais a partir dos quais se produz a matéria-prima para a elaboração de alimentos até o consumo desses alimentos e suas decorrências.
Assim, tal como sugerido por Lucy Long, “o alimentar” contempla aqui todo o espectro de atividades – e significados a elas associados – que inclui a busca, preservação, preparação, apresentação, realização, consumo e descarte de alimentos.
Neste contexto, a problemática alimentar, considerada como o conjunto de questões que se estabelece em torno da alimentação, afirma seu caráter complexo, requerendo ser situada no tempo, no espaço e em sociedades específicas e comportando múltiplas abordagens.
A seu modo, a perspectiva antropológica leva em conta as diferentes dimensões que definem os padrões alimentares e a variedade de produtos que entram (ou não) no que é designado “comida”, a gama de organizações sociais em torno da exploração do meio ambiente, da produção e da distribuição de alimentos, por sua vez associadas aos significados que os diferentes grupos sociais atribuem ao que se come, como, quando e com quem se come, assim como ao lugar que esses alimentos e essa comida ocupam tanto nas trajetórias de identificação coletiva como nos processos de saúde/doença.
Dimensões Socioculturais Da Alimentação reúne alguns exemplos dos diferentes campos de interesse abarcados pela antropologia da alimentação em nossos países, contendo estudos e reflexões referentes, por exemplo, a problemáticas alimentares associadas à pobreza e à exclusão social, assim como questões que caracterizam populações urbano-industriais com modos de consumo similares aos das sociedades desenvolvidas como, por exemplo, a espanhola.
O que se revela interessante, além das possibilidades de comparar questões em distintos contextos estudados, é proporcionar uma oportunidade para que novos pesquisadores tenham seu trabalho conhecido e contribuam para a consolidação de uma área ainda em construção.
Na realidade, o campo desse conhecimento ainda está sendo constituído na América Latina, enquanto que em diversos países, como França e Inglaterra, já esteja bem mais consolidado.
Diferentes linhas de pesquisa em torno do tema foram constituídas e avançaram bastante em torno de questões que afligiam os primeiros investigadores da área.
Os primeiros trabalhos no tema seguiram as orientações teóricas da antropologia do momento, e moviam-se em busca de uma associação entre a alimentação, sua dimensão simbólica, rituais e tabus.
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