
Plantas E Animais Medicinais Da Paraíba: Um Olhar Da Etnobiologia E Etnoecologia apresenta resultados de anos de pesquisa (2009 até 2019) e reflete, em parte, a caminhada profissional e pessoal de todos os envolvidos. Retrata a história de um grupo de pesquisa. Por trás de cada capítulo existem pessoas que doaram seu tempo e energia para a concretização deste trabalho.
Por isso, gostaríamos de apresentar a você leitor, um pouco da nossa história.
O ano era 2009, e dois alunos no iníco do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (Campus II, Areia – PB), conheceram a etnobiologia por meio do recém chegado Professor Reinaldo Farias Paiva de Lucena. Eles eram Carlos Frederico Alves de Vasconcelos Neto (Fred) e Thamires Kelly Nunes
Carvalho.
Este encontro marca o começo de um laboratório por onde já passaram mais de cem pessoas nesses dez anos de atividades. A história do Laboratório de Etnoecologia (LET), que era lotado no Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientes (DFCA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB, e perpassa por muitas lutas e conquistas.
No início, era um pequeno laboratório funcionando em uma bancada emprestada do LEV (Laboratório de Ecologia Vegetal). Depois passou para a última sala do prédio do DFCA, pequena e úmida, rodeada por vegetação, em especial um “pé de jambo”, que por muitas vezes enfeitou os intervalos, as horas do café e da inércia.
Nesta época o LET ainda não existia de fato, ainda nem tinha esse nome, mas já o consideramos dali. Pouco a pouco ganhou nome, ganhou mais alunos, de Graduação e de Pós-Graduação, ganhou também uma imagem que o representasse, tínhamos alunos vindos da biologia, agronomia, veterinária e zootecnia, além do curso de ciências agrárias, o qual funcional no Campus III da UFPB na cidade de Bananeiras.
Os trabalhos que compõe hoje Plantas E Animais Medicinais Da Paraíba: Um Olhar Da Etnobiologia E Etnoecologia são frutos de PIBIC’s, PIVIC’s, trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação. Os estudos de campo eram executados em grupo, o que permitia que se cultivasse o espírito da coletividade, onde todos se ajudavam mesmo que não fizessem parte do trabalho.
