Dos Momentos Inesperados E Interesses Surpreendentes apresenta relatos de pesquisa que descrevem cuidadosa e detalhadamente a intensidade emocional das surpresas e perplexidades produzidas entre pesquisadoras/es adultas/os e crianças e jovens, durante o processo do trabalho colaborativo. Esse foi o ponto de partida que abriu os processos de interrogação das realidades estudadas.
Todos os capítulos expõem como os modos de perceber, pensar, atuar e compreender entre pesquisadora/es acadêmicas/os e crianças às vezes se entrelaçam e/ou articulam e, em outras vezes, se contradizem e/ou desencontram. Essas experiências demonstram as diferentes maneiras em que as teorias de crianças e jovens chegam a elucidar, rearticular e inclusive a contestar desenvolvimentos teóricos de campos acadêmicos sobre temas que habitualmente são considerados alheios e estranhos aos interesses de crianças e jovens.
Com a intenção de organizar os capítulos por temas, dividimos Dos Momentos Inesperados E Interesses Surpreendentes em três partes. Na primeira, agrupamos os que tematizam a perplexidade como condição inicial e definidora do trabalho colaborativo; na segunda, agrupamos aqueles em que o inesperado emergiu como (re)descobrimento durante o processo de interação entre pesquisadoras/es adultas/os entre crianças e jovens; e na terceira, composta por um só capítulo, incluímos um relato da relação de um estudante em formação acadêmica que, como nós, descobriu com sua orientadora que os estranhamentos podem abalar e serem vistos, inicialmente, como impedimentos à etnografia. Mas são justamente esses embaraços que mobilizam a reflexividade das/os pesquisadora/es durante o trabalho colaborativo, provocando um descentramento fundamental. De fato, o que parece, à primeira vista, como um impedimento ou obstáculo, gera momentos engenhosos de interação covalente entre crianças, jovens e pesquisadoras/es adultas/os.