O objeto deste livro parte da reflexão de que, na sociedade atual a complexidade dos processos envolvidos nas relações pessoais e culturais exige pensar no sujeito como alguém que experimenta e sintetiza a diversidade de influências às quais é submetido.
Torna-se, assim, imprescindível resgatar os espaços e linguagens para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objeto em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo.
No entanto, a educação também sofre influências das transformações sociais que se refletem na realidade escolar, como a pluralidade cultural, a difusão do conhecimento por meio das redes virtuais e a massificação do ensino.
Ao mesmo tempo, se verifica um processo de desprofissionalização da profissão docente com a proletarização do magistério, submentido à falta de planos de carreira consistentes, baixos salários e desvalorização social, entre outros fatores.
O tema Escola de Educadores: a dimensão (socio)afetiva na identidade do professor insere-se dentro da reflexão de que, na sociedade atual, a complexidade dos processos, subjetivos e objetivos, envolvidos na construção das relações inter e intrapessoais e culturais, exige pensar no sujeito da atualidade como alguém que sofre, experimenta, vivencia e sintetiza a diversidade de influências nas quais está imerso.
Torna-se imprescindível resgatar os diversos espaços e linguagens, para que todos possam contribuir para a transformação de indivíduos-objetos em cidadãos-sujeitos responsáveis por sua posição no mundo.
O Projeto Escola de Educadores, Unesp, campus de Rio Claro, foi criado em 2004 com o objetivo de tentar compreender essas crises e fracassos que circundam a educação e, com isso, buscar soluções ou elementos para amenizá-los.
Os artigos contidos neste livro derivam de atividades da Escola de Educadores e procuram compreender como a identidade docente se forma nesse novo contexto social, visando a superação do mal-estar do professor e a ressignificação de suas práticas e do seu modo de ser.
Dessa forma, buscam entender os aspectos que constituem a dimensão (sócio)afetiva na identidade do professor; trazer à tona os elementos que compõem esse processo identitário, tanto em termos profissionais como pessoais; e apresentar a transposição do Projeto Escola de Educadores para a prática docente.
Rebeca Possobom Arnosti & Outros- Escola De Educadores
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