Caderno De Atenção Integral À Saúde da Criança No Âmbito Da Terapia Ocupacional

A publicação apresenta estratégias que ampliam a forma de atuar da fisioterapia e da terapia ocupacional a partir da perspectiva multi e interprofissional.

No ano de 2015, iniciou-se no Brasil o surto de infecção pelo vírus Zika (ZIKV), transmitido pelo mosquitoAedes aegypti e gerando graves danos neurológicos nos recém-nascidos com o diagnóstico da Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Esse fato ganhou repercussão global quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a situação como “questão internacional de emergência”.

Nos casos mais graves da SCZV, as alterações neurológicas podem resultar na Microcefalia, que é acompanhada de grande comprometimento funcional e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, resultando em impacto social relevante nas áreas de desempenho ocupacional.

Diante desse acontecimento, o CREFITO-1 criou um grupo de trabalho de Terapia Ocupacional com a finalidade de criar ações efetivas junto às crianças, cuidadores e pais, visando minimizar os impactos decorrentes da sequelas deixadas pela Síndrome nas esferas de autocuidado, trabalho, lazer e comunitário.

A importância da Terapia Ocupacional dentro dessa equipe multiprofissional é imprescindível onde o foco da intervenção é a criança, através de uma abordagem centrada na família.

A intervenção deverá acontecer o mais precoce possível e com a participação direta dos pais, com o intuito de alcançar os objetivos funcionais das crianças através dos treinamentos, das atividades de autocuidado (alimentação, vestir, banho, higiene pessoal), atividades recreacionais (brincar) e interação social.

Ressalta-se a importância do enriquecimento domiciliar através de técnicas de facilitação para o ato de cuidar e manusear suas crianças no dia a dia.

A epidemia da SCZV trouxe à tona a carência da utilização desse profissional em diversos setores da saúde e a necessidade de formar e capacitar, cada vez mais, o terapeuta ocupacional para ser um agente de atuação primordial em casos como o de crianças com SCZV. O Grupo de Trabalho de Atenção à Criança com a SCZV do CREFITO-1 foi um dos pioneiros na identificação do problema e na produção de um conteúdo que apresenta através de pesquisas com profissionais da área, estatísticas, ações interdisciplinares e apuração científica.

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Esse fato ganhou repercussão global quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a situação como “questão internacional de emergência”.

Nos casos mais graves da SCZV, as alterações neurológicas podem resultar na Microcefalia, que é acompanhada de grande comprometimento funcional e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, resultando em impacto social relevante nas áreas de desempenho ocupacional.

Diante desse acontecimento, o CREFITO-1 criou um grupo de trabalho de Terapia Ocupacional com a finalidade de criar ações efetivas junto às crianças, cuidadores e pais, visando minimizar os impactos decorrentes da sequelas deixadas pela Síndrome nas esferas de autocuidado, trabalho, lazer e comunitário.

A importância da Terapia Ocupacional dentro dessa equipe multiprofissional é imprescindível onde o foco da intervenção é a criança, através de uma abordagem centrada na família.

A intervenção deverá acontecer o mais precoce possível e com a participação direta dos pais, com o intuito de alcançar os objetivos funcionais das crianças através dos treinamentos, das atividades de autocuidado (alimentação, vestir, banho, higiene pessoal), atividades recreacionais (brincar) e interação social.

Ressalta-se a importância do enriquecimento domiciliar através de técnicas de facilitação para o ato de cuidar e manusear suas crianças no dia a dia.

A epidemia da SCZV trouxe à tona a carência da utilização desse profissional em diversos setores da saúde e a necessidade de formar e capacitar, cada vez mais, o terapeuta ocupacional para ser um agente de atuação primordial em casos como o de crianças com SCZV. O Grupo de Trabalho de Atenção à Criança com a SCZV do CREFITO-1 foi um dos pioneiros na identificação do problema e na produção de um conteúdo que apresenta através de pesquisas com profissionais da área, estatísticas, ações interdisciplinares e apuração científica.

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