A obra intitulada A Menina dos Olhos de Ouro, de autoria do Professor Lourival Pereira Junior (Piligra), é uma narrativa poética da história de Maria, menina que nasce em meio à pobreza e, porém, possui em si cobiçada riqueza, nos olhos, que norteia todo o percurso do texto. Além de Maria, a história engloba outros quatro personagens principais: a mãe de Maria (que não tem nome), Raimundo, uma mulher gananciosa (também sem nome) e José (o amado de Maria).
A história aqui narrada também faz clara intertextualidade com passagens da Bíblia Sagrada, relacionadas aos personagens Maria e José (pais de Jesus Cristo) e ao próprio Jesus, conforme registros encontrados nos livros de Mateus, Marcos e Lucas (evangelhos sinóticos). Todavia, por vezes, tais personagens alternam papéis e confundem-se, de modo que Maria (A Menina dos Olhos de Ouro) é apresentada por sua mãe (sem nome) como se fora a Maria, mãe de Jesus. Noutros versos, esta mesma Maria parece ser o próprio Jesus. Por sua vez, José, seu amado, às vezes é o esposo de Maria, mãe de Jesus, e, concomitantemente, o namorado de Maria. Nota-se, ainda (e isso somente é percebido numa segunda leitura, e fora da sequência cronológica dos fatos), que surge um outro Jesus: O Raimundo, bêbado, marginalizado e atormentado pela sua consciência: “Oh Deus toma este covarde / Que em vergonha agora arde / E numa grande cruz, prega.
Vale ainda observar que os versos “E novamente clareia / Um olho da filha amada / Que não enxerga quase nada / Por causa da fina areia” parecem dialogar, às avessas, com o texto que se lê no livro de São João, capítulo 9, versículos 6 e 7, que narra que um cego passou a ver a luz do dia, após Jesus lhe ter passado, nos olhos, um misto de saliva e lama. Assim, irmanam-se as imagens de areia e lama, cegueira e escuridão.
A Menina Dos Olhos De Ouro
- Literatura De Cordel
- 62 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.