Na perspectiva da Educação Popular, a Extensão é um processo educativo, cultural, científico e tecnológico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.
Nesse sentido, é vista como uma ferramenta eficaz de transformação social, que possibilita uma interação entre a universidade e a comunidade e contribui para melhorar a qualidade de vida e promover cidadania.
Com Pesquisa E Educação Popular, compartilharemos processos de estudos e pesquisas empreendidos no contexto do PVP-PB, em interface com ações de extensão com as quais este se articulou, particularmente: PEPST, PalhaSUS, PINAB e EDUPFONO.
Em cada capítulo, são compartilhados caminhos metodológicos e são tecidas considerações teóricas acerca de experiências de extensão no campo da saúde, tendo como ênfase a perspectiva da Educação Popular e sua potência em inspirar processos investigativos de caráter participativo e inclusivo.
Interessa-nos, nesta obra, de modo central, aqueles processos caracterizados pelo compromisso da pesquisa em contribuir no desvelamento de problemáticas e questões sociais importantes, sobretudo na análise crítica acerca de experiências e trabalhos sociais no campo da saúde, de modo a aperfeiçoar os caminhos de construção coletiva de esforços para a superação da exclusão social e a qualificação das políticas públicas na direção da cidadania.
Fundamentalmente, socializamos nesta obra nossa busca, ainda inconclusa, por processos de pesquisa intimamente articulados com a ação, de modo à identificação de lacunas e obstáculos para promover, cada vez mais, a condição de sujeito das pessoas e o caráter emancipatório das iniciativas no campo da extensão em saúde.
Ao tempo que compartilhamos nossos esforços e reflexões, esperamos animar outras experiências e outros sujeitos na construção de novas ações ou na avaliação e reorientação de ações já existentes.