Atualizações Na Profissionalização Docente PIBIDUEPB

Paula Almeida De Castro (Org.) - Atualizações Na Profissionalização Docente: PIBID/UEPB

O campo da política nacional para a formação de professores alterou-se nos últimos anos com a possibilidade de fomento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através da Diretoria de Educação Básica (DEB), em destaque, com as modalidades de bolsas de iniciação à docência para alunos de licenciatura, supervisão para professores das escolas de educação básica, além das modalidades de coordenador de área, gestão e institucional.

A estrutura do Programa possibilitou mais do que a tão conclamada “aproximação da universidade com a escola”. A relação entre as instâncias pautou-se na definição dos objetivos formativos vinculados ao programa:

I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

II – contribuir para a valorização do magistério;

III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;

VII – contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

O PIBID conduziu novas práticas, no campo da formação de professores, que fomentaram melhorias nos processos de ensino e aprendizagem redefinindo a participação das IES no universo da escola.

Cada um dos sete objetivos indicam que a formação de professores ganhou novos contornos que incentivaram a atuação dos licenciandos nas escolas públicas e aproximaram as discussões sobre a teoria e a prática relacionadas à educação básica e a formação de professores.

Na esteira das ações do PIBID, às licenciaturas foi possível remodelar a atuação dos alunos para além das atividades de estágio curricular. Foi possível repensar a atuação nas escolas com propostas integradoras para os professores e os licenciandos.

 

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Paula Almeida De Castro (Org.) – Atualizações Na Profissionalização Docente: PIBID/UEPB

O campo da política nacional para a formação de professores alterou-se nos últimos anos com a possibilidade de fomento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através da Diretoria de Educação Básica (DEB), em destaque, com as modalidades de bolsas de iniciação à docência para alunos de licenciatura, supervisão para professores das escolas de educação básica, além das modalidades de coordenador de área, gestão e institucional.

A estrutura do Programa possibilitou mais do que a tão conclamada “aproximação da universidade com a escola”. A relação entre as instâncias pautou-se na definição dos objetivos formativos vinculados ao programa:

I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

II – contribuir para a valorização do magistério;

III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;

VII – contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

O PIBID conduziu novas práticas, no campo da formação de professores, que fomentaram melhorias nos processos de ensino e aprendizagem redefinindo a participação das IES no universo da escola.

Cada um dos sete objetivos indicam que a formação de professores ganhou novos contornos que incentivaram a atuação dos licenciandos nas escolas públicas e aproximaram as discussões sobre a teoria e a prática relacionadas à educação básica e a formação de professores.

Na esteira das ações do PIBID, às licenciaturas foi possível remodelar a atuação dos alunos para além das atividades de estágio curricular. Foi possível repensar a atuação nas escolas com propostas integradoras para os professores e os licenciandos.

 

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