
O que define uma vida? Quais escolhas formam um indivíduo? O que constrói uma identidade? Em 4 3 2 1, o mais ambicioso romance de Paul Auster, essas questões são levadas às últimas consequências.
Archie Ferguson é filho de Stanley e Rose, nascido no dia 3 março de 1947. Este é o único dado indiscutível de sua biografia. Pois, em 4 3 2 1, Paul Auster constrói não uma trajetória, mas quatro diferentes percursos de vida trilhados por Archie.
Desde o êxito de A trilogia de Nova York, de 1987, sua estreia na ficção, Auster tornou-se um dos principais nomes da literatura contemporânea, publicando grandes sucessos de crítica como Leviatã e Desvarios no Brooklyn.
Após um hiato de sete anos, o escritor retorna à prosa com seu projeto mais ousado: pensar o que aconteceria com um mesmo personagem se as suas relações e condições — financeiras e familiares — fossem outras, como se a mesma pessoa habitasse universos paralelos.
Neste brilhante exercício literário, Auster instiga uma profunda meditação acerca de um dos temas mais recorrentes em sua obra: o poder do acaso.
O resultado é um romance monumental, uma reflexão sobre o que nos torna humanos, o que podemos controlar e tudo o que há de mais imprevisível no destino de cada indivíduo.
Paul Auster é um escritor, roteirista e poeta norte-americano nascido em Newark, em 1947. Estreou na literatura com A invenção da solidão e ganhou fama internacional com A trilogia de Nova York. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas.
Atualmente vive no Brooklyn, em Nova York, bairro que se tornou cenário de seus principais romances.
