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O livro Tecnologias Digitais Na Educação: Um Olhar Diferenciado Para O Ensino De Química é resultante de reflexões e análises acerca de incursões pelo Doutorado em Educação realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
A produção temática em debate busca descortinar o discurso de professores de química, muitas vezes, enviesado, acerca do uso das Tecnologias Digitais no processo ensino/aprendizagem, na área de educação, aqui concebido como ferramenta pedagógica. Cabe salientar que o objetivo substancial neste trabalho é verificar como o uso dessas ferramentas contribui pedagogicamente para o processo de ensino/aprendizagem na área da química.
O aporte teórico utilizado sustenta que as tecnologias digitais por si só não estabelece, nem catalisa mudanças na prática pedagógica, mas a forma como é concebida pelo professor e utilizada no sistema de ensino, potencializa a eclosão de sucessivas inovações e posterior mudança no paradigma educacional. Assim, somos impelidos a questionar ou até mesmo duvidar de “velhas certezas” que não respondem mais a inquietudes e questionamentos recorrentes da cotidianidade do tempo presente.
Neste cenário de incertezas e angústias pautadas por uma zona de conforto, em tese, alimentada por abordagens de ensino, com profundas raízes tradicionais cognitivistas, ecoam vozes destoantes que orientam o autor desta produção, utilizar-se de fundamentos teóricos na direção da construção coletiva do conhecimento, para tanto, fez uso da metodologia qualitativa a fim de possibilitar a busca do conhecimento químico compreendendo que essa produção também se elabora na troca, na socialização, às vezes conflituosas, que os diferentes atores envolvidos promovem ao enfrentarem e representarem suas realidades, preenchendo-as de significações diversas.
Neste sentido, foram analisados: (a) o discurso dos professores obtido através de entrevista; (b) os dados sobre sites e softwares educativos utilizados no ensino de química obtidos através de uma grade de análise produzida para esta finalidade.
O resultado da análise aponta para razões positivas que justificam a utilização das tecnologias digitais no ensino de química: rapidez e eficiência na obtenção de informações; acesso a novos conhecimentos e maior agilidade no aprendizado. Além disso, possibilita fazer simulação mediante experimentos virtuais, oportunizando professores e alunos a adquirirem informações recentes e possibilidades de acesso a novos conhecimentos.
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