Neuma Augusta Dantas E Silva – O Jornalismo Político Sob O Aspecto Ético: O Escândalo Dos Atos Secretos Do Senado Nas Revistas Carta Capital E Veja
A preocupação com a ética sempre esteve presente no pensamento humano, confunde-se, pois, com sua própria história.
Os filósofos gregos, os pensadores cristãos, modernos e os contemporâneos estudaram, falaram, ensinaram ou escreveram, e ainda o fazem, a respeito do tema.
Desde Aristóteles, as teorias éticas procuram definir o que é bom, explicar o que os humanos devem fazer. Assim, o ético transforma-se num “legislador do comportamento moral”.
A função da ética, como teoria que é fundamentada, segundo o autor, é a investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento moral dos homens, tomando-a como objeto de reflexão.
Graças aos incontáveis debates sobre o assunto, a última década do século passado foi considerada a década da ética, principalmente pelos profissionais ligados aos meios de comunicação de massa.
Nos últimos quinze anos, sobretudo, os jornalistas buscaram descobrir a verdade, denunciar o lado opaco, a corrupção política, econômica; os desvios financeiros e os escândalos envolvendo os agentes públicos.
O Jornalismo Político Sob O Aspecto Ético analisa o modo como o jornalismo brasileiro narrou, descreveu e interpretou, sob o aspecto ético, os eventos políticos que redundaram no Escândalo do Senado ou Escândalo dos Atos Secretos, retratado na plataforma impressa das revistas semanais Carta Capital e Veja no ano de 2009.
A partir dos enquadramentos das descomposturas dos agentes políticos, investigou-se como os jornalistas das revistas julgaram tais equívocos éticos, selecionaram as causas, as consequências e as sugestões para minimizar os problemas apresentados pela crise política.
Entre as contribuições reveladas por O Jornalismo Político Sob O Aspecto Ético apontam-se as de ordem histórica e social já que se pesquisou um determinado escândalo político, num determinado tempo moral da sociedade brasileira.
Reforça a apreciação do processo de produção do jornalismo político de revistas semanais; ajuda a esclarecer a associação entre o poder econômico, os procedimentos da construção do noticiário e o cumprimento dos princípios deontológicos.
Embora o estabelecimento da ética possa parecer utópico ou difícil, os jornalistas devem provocar as condições de seu plausível exercício, não deixando de ser um ideal a perseguir.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-magica-meninas-floydas-preta/