
Os conteúdos de Edificando Saberes oferecem tópicos que, além de importantes dentro do âmbito da construção civil, foram utilizados numa linguagem bastante clara, o que denota um criterioso cuidado na construção da mesma.
Estruturado em quinze capítulos (Trabalhos de Conclusão de Curso), Edificando Saberes traz títulos diversos que contemplam áreas da construção civil.
No primeiro capítulo, Laísa Lays da Silva Ferreira escreveu “O concreto aparente como definidor do projeto: um estudo sobre o edifício CAT-Pedro Franciscano do Amaral (FIEP/SESI) João Pessoa, orientada pelo professor Manoel Brito de Farias Segundo.
No segundo capítulo, Luiz Ferreira da Costa Júnior, orientado pela professora Alexsandra Rocha Meira, descreveu “Manifestações patológicas em revestimentos cerâmicos de fachadas: estudode caso em edifício horizontal na cidade de João Pessoa”.
No terceiro capítulo com título: “Análise da representação gráfica utilizada em projetos estruturais de concreto armado”, a aluna Vívian Rodrigues Rocha da Silva escreveu orientada pela professora Ana Cláudia Leão Borges.
No quarto capítulo, Wellington Bruno Alves De Souza, orientado pelas professoras Eliana de Fátima da Costa Lima e Juliana de Sá Araújo, fez uma “Análise da influência de elementos de proteção solar aplicados à abertura lateral na admissão da luz natural na cidade de João Pessoa-PB”.
No quinto capítulo, Monalysa Caeteno de Oliveira, recebendo orientação de Eliana de Fátima da Costa Lima e Juliana de Sá Araújo, escreveu sobre “Etiquetagem do nível de eficiência energética de habitação de interesse social na cidade de João Pessoa-PB”.
No sexto capítulo, com título “A implantação da Norma de Desempenho junto a projetistas da cidade de João Pessoa”, Sara Vasque escreveu orientada por Alexsandra Rocha Meira. No sétimo capítulo, Ana Beatriz de Medeiros Moura, escreveu “Acessibilidade para deficientes visuais: a utilização de mapas táteis em instituições de ensino”, orientada pela professora Nelma Mirian Chagas de Araújo.
No oitavo capítulo, Andreza Kettlyn Sales de Araújo, se reportou a “Arquitetura da desigualdade: uma análise da acessibilidade no Residencial Anayde Beiriz”, orientada pela professora Lilian Ferreira Cardoso da Silva.
No nono capítulo, de título “Arquitetura residencial para terceira idade: um estudo de caso no Residencial Cidade Madura – JP/PB”, Inara Beatriz Rodrigues Soares foi orientada por Nelma Mirian Chagas de Araújo.
No décimo capítulo, Matheus Félix de Almeida, com título “Ergonomia no ambiente construído” recebeu orientação da professora Ana Maria Klüppel Pereira.
No décimo primeiro capítulo, Luiz Henrique dos Santos Souza, apresentou como trabalho “Habitação de Interesse Social: responsabilidades sociais e morais dos profissionais”, sendo orientado pela professora Marcela Fernandes Sarmento.
No décimo segundo capítulo, Tamyris Suellen de Moura Melo, escreveu sobre “Habitação de Interesse Social: um estudo de caso na Comunidade São Rafael – João Pessoa-PB”, orientada pelas professoras Rosimery da Silva Ferreira e Ana Caroline Aires Gomes de Lima.
No décimo terceiro capítulo, Bruna Araujo Candeia apresenta, sob orientação dos professores Lilian Ferreira Cardoso da Silva e Leandro José Santos, “Protótipos habitacionais de interesse social: uma proposta para o PNHR”.
No décimo quarto capítulo, com título “Em busca do endereço da dimensão humana: uma análise de caso da realidade urbana da rua Carmelo Ruffo no Bairro de Jaguaribe, João Pessoa/PB”, Gabriell Bruno Matias Pontes escreveu sob orientação das professoras Rosimery da Silva Ferreira e Roberta Paiva Cavalcante.
Finalmente, no décimo quinto capítulo, com título “Um olhar sobre a utilização de containers na construção civil: ensaio para um projeto residencial”, José Victor Pontes Alves escreveu orientado por Rosimery da Silva Ferreira e Roberta Paiva Cavalcante.
