
Esta coletânea de textos, apresentada sob a forma de livro, surge como uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ligados, em sua maioria, à área de pesquisa Filosofia da Psicanálise.
Os temas aqui desenvolvidos surgiram em diversos contextos de reflexão: discussões estabelecidas no decorrer das aulas nas disciplinas do Programa, aspectos específicos de teses ou dissertações concluídas ou em andamento, necessidade de esclarecimento de conceitos surgidos no processo de orientação e mesmo a discussão entre os pares, que levantam dúvidas passíveis de ser mais bem exploradas e esclarecidas por meio de textos escritos.
Todas as reflexões, bem entendido, animadas pelo espírito que dá nome à coletânea: Filosofia, Psicanálise & Contemporaneidade. Filosofia e Psicanálise são duas áreas que têm mostrado um diálogo profícuo, há décadas, no cenário nacional e internacional. A Contemporaneidade se apresenta como o próprio real, que convoca os saberes ao seu desvelamento.
Partilhamos a concepção de Agamben, em seu ensaio O que é o contemporâneo: “É como se aquela invisível luz, que é o escuro do presente, projetasse a sua sobra sobre o passado, e este, tocado por esse facho de sombra, adquirisse a capacidade de responder às trevas do agora”.
Trata-se, portanto, de um processo de ressignificação permanente, que justamente por envolver o passado e o presente, pode ser considerado atemporal. É nesse sentido que os temas da Filosofia e da Psicanálise, através dos quais o ser humano pensa sobre si, provavelmente jamais deixarão de ser contemporâneos.
Na presente coletânea, os temas podem ser agrupados segundo três classes: conceitos e noções psicanalíticas que são revisitados e investigados, articulações entre filósofos e psicanalistas e reflexões no campo da filosofia que se correlacionam com a psicanálise de forma direta ou indireta.
