Nádia Maria Weber Santos & Zilda Maria Menezes Lima (Orgs.) – Saúde E Doenças No Brasil: Perspectivas Entre A História E A LiteraturaSaúde E Doenças No Brasil
teve seu nascedouro em Vitória (ES), no ano passado (2017), numa conversa informal entre as organizadoras, quando participávamos do 7º. Colóquio História das Doenças.
A inspiração veio-nos de uma mesa redonda em que discorríamos acerca das interlocuções entre História e Literatura, no citado evento.
Poucos meses depois, entramos em contato com vários colegas pesquisadores do tema da Saúde e da Doença, no sentido de convidá-los a construir conosco a proposta que ora apresentamos.
Desse modo é que, a partir da valiosa contribuição de pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa do Brasil, propomos em Saúde E Doenças No Brasil algumas reflexões acerca dos processos que envolvem o binômio saúde/doença numa perspectiva histórica.
Porém, como o título do livro esclarece, tais reflexões ocorrem, a partir do aporte metodológico de narrativas literárias – romances, contos, novelas, diários, escrita de memorialistas e arquivo digital, entre outros.
Esclarecemos que embora tenhamos clareza das diferenças ente literatura e história enquanto campos do saber e tenhamos a compreensão que a aproximação entre história e literatura, história e memória não se apresente como um diálogo entre categorias idênticas, não podemos desprezar a proximidade de ambas como manifestação do valor da transdisciplinaridade, quando a riqueza da narrativa histórica deixa transparecer algo mais do que o simples emprego da racionalidade, quando as sensibilidades se apresentam como manifestações de testemunhos históricos.
Dividimos Saúde E Doenças No Brasil em três partes, na tentativa de possibilitar uma melhor visibilidade às reflexões estabelecidas por cada autor e considerando algumas características específicas relativas às temáticas por eles abordadas.
A primeira parte foi intitulada de A Lepra E Narrativas Literárias, a segunda parte do livro, que nomeamos Doença Mental, Religião, Memória e Sensibilidades, e a terceira e última parte da obra, nomeada Doenças, Literatura E Representações De Estados Críticos.
No Posfácio de Saúde E Doenças No Brasil, temos a honra de apresentar um instigante texto do colega Mauro Gaglietti, que nos convida a uma reflexão sobre as representações sociais de saúde e doença à luz da história cultural e da física quântica.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-imagine-branca/