
No Brasil, hoje, há uma clara tentativa de desqualificar e criminalizar os diversos cientistas e suas pesquisas sobre os impactos dos Agrotóxicos à saúde humana, bem como ao meio ambiente. A demissão e ameaça de pesquisadores tem se tornado práticas comuns nos meios acadêmicos, assim como os lobbies em Universidades e Revistas Científicas para a não divulgação de resultados científicos desfavoráveis ao incentivo destes produtos, ferindo assim, o princípio democrático da pesquisa acadêmica e da possibilidade de contestação de processos de dominação hegemônicos.
Por outro lado, um conjunto cada vez maior de pessoas e suas organizações vêm construindo uma resistência acadêmica e popular contra este movimento autoritário e hegemônico do Agronegócio Brasileiro.
A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida é um exemplo inequívoco desta construção coletiva, reunindo diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais, com apoio de acadêmicos, parlamentares e entidades governamentais do campo da saúde e meio ambiente, que têm disputado as narrativas a partir da produção de conhecimentos sobre o tema e as ações de contraposição aos transgênicos e Agrotóxicos.
O livro Agrotóxicos E Agroecologia: Enfrentamentos Científicos, Jurídicos, Políticos E Socioambientais, é parte desta caminhada e construção de conhecimentos. É um verdadeiro chamado ao fortalecimento da resistência acadêmica e popular contra os agrotóxicos. Com autores nacionais e internacionais, como Vandana Shiva, o Livro trás um conjunto de artigos sobre a atualidade das problemáticas vivenciadas em relação aos Agrotóxicos e Transgênicos a partir de uma perspectiva transdisciplinar.
Os textos nos convidam a refletir sobre violações de direitos humanos nos territórios rurais, sobre as disputas em torno de diferentes modelos de desenvolvimento, sobre a ação ofensiva do Agronegócio a partir de diferentes estratégias para o aprofundamento do uso de Agrotóxicos, buscando dar subsídios ao debate e a construção de narrativas de resistência.
Da mesma maneira, Agrotóxicos E Agroecologia busca apresentar reflexões sobre as necessidades de reconciliação entre a agricultura e a natureza, demonstrando que é possível, e cada vez mais necessário, o aprofundamento teórico, prático e político da Agroecologia enquanto ciência dos sistemas agroalimentares mais sustentáveis.
