Investigações Nas Práticas Educativas Da Arte

nvestigações nas práticas educativas da arte

Este livro foi organizado com o objetivo de reunir as pesquisadores interessados nos processos que envolvem a formação do professor de Artes Visuais nos cursos de Licenciatura nas modalidades presenciais e semi-presenciais para analisar como e se eles se articulam a outros processos formadores de pessoalidades e inventividades que englobam as diversas práticas sociais em suas dimensões artísticas, estéticas, culturais e comunicacionais.

Para promover e intensificar os debates contamos com a participação do Grupo de Pesquisa de Processos Educativos em Arte- GEPEL, formado por pesquisadores com vínculo em distintas instituições de ensino com um interesse em comum, a investigação dos processos educativos na educação da arte, englobando as práticas sociais em suas diversas dimensões.

Os objetivos privilegiados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo são: linguagem e cultura, processos educativos da linguagem visual e das artes e novas linguagens comunicacionais na sociedade.

A seguir apresentamos a ordenação que fizemos desta publicação com o objetivo de ressaltar os diálogos, os interdiscursos e as complementaridades dos textos aqui apresentados.

O que os reúne e os articula é o tema título desta coletânea Investigações Nas Práticas Educativas Da Arte, entretanto os enfoques e os referenciais presentes nos artigos dos autores permitem o acompanhamento das diferenciadas possibilidades de investigações propostas pelos pesquisadores.

Reunidos na primeira parte - Investigações, críticas e proposições na Educação da Arte, estão os artigos que estruturados a partir de bases conceituais distintas, condizentes com as experiências de cada um na pesquisa e na docência, possuem como questão a preocupação com a educação da arte de modo geral, com reflexões e proposições advindas de uma prática investigativa permanente.

Na segunda parte - Investigações e processualidades na Educação à Distância, estão os artigos que tratam dessa modalidade de ensino de Artes.

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O que os reúne e os articula é o tema título desta coletânea Investigações Nas Práticas Educativas Da Arte, entretanto os enfoques e os referenciais presentes nos artigos dos autores permitem o acompanhamento das diferenciadas possibilidades de investigações propostas pelos pesquisadores.

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