Bem Viver

O curso Bem-Viver: Saúde Mental Indígena faz parte do projeto de apoio aos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira na prevenção e mitigação da COVID-19.

“Se me chamar só para dizer aos parentes que devem lavar as mãos e usar álcool em gel, eu não participo.”

“Vocês, brancos, só falam de desgraça. Queremos falar de vida, de alternativas.”

Essas são falas que carregam resistência, mas também esperança de que uma outra forma de produção de conhecimento e prática é possível. Foram ditas logo nos primeiros encontros por professores indígenas convidados a compor equipe para construção do curso Bem Viver: Saúde Mental Indígena. A equipe contou com a participação de representantes de várias etnias junto com professores de diversos campo do conhecimento como psicologia, antropologia, medicina, ciências sociais e educação.

Desse diálogo intercultural e interdisciplinar em um permanente exercício de compartilhamento de conhecimentos mas também de ignorâncias, trazemos nessa obra uma parte dessa produção e da experiência na elaboração do material escrito para formação de profissionais da saúde, educação, proteção social e lideranças comunitárias sobre Atenção Psicossocial em um contexto de enfrentamento da COVID-19 nos territórios indígenas na Amazônia Brasileira.

Cada um dos conteúdos aqui disponibilizados foi construído a partir de um amplo diálogo de saberes, entre profissionais indígenas e não indígenas mobilizados pela FIOCRUZ, que buscaram trazer informações e discussões fundamentais para o entendimento das realidades vivenciadas pelos povos indígenas na Amazônia e os impactos da COVID-19 sobre a saúde mental e a proteção de crianças e adolescentes.

Entre os temas levantados estão as práticas de auto-atenção e estratégias comunitárias de proteção; o cuidado às crianças, adolescentes e pessoas idosas; o enfrentamento às diferentes formas de violência; os riscos vinculados ao uso abusivo de álcool e outras drogas; e questões relacionados ao suicídio em tempos de pandemia.

Ao apresentar temas tão complexos, a equipe responsável por desenvolver os conteúdos teve especial atenção em relação à diversidade dos povos indígenas na Amazônia. Em todo o processo de produção desse material, a equipe buscou respeitar e valorizar o rico mosaico de culturas, línguas, saberes e estratégias coletivas de superação dos impactos da pandemia nas comunidades indígenas da Amazônia.

O curso Bem-Viver: Saúde Mental Indígena faz parte do projeto de apoio aos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira na prevenção e mitigação da COVID-19, com ações de WASH (água, saneamento e higiene), promoção da saude mental, apoio psicossocial e proteção de crianças e adolescentes. O projeto é desenvolvido em uma parceria do UNICEF com FIOCRUZ Amazônia e COIAB, com o financiamento do OFDA/USAID (Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

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O curso Bem-Viver: Saúde Mental Indígena faz parte do projeto de apoio aos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira na prevenção e mitigação da COVID-19.

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Essas são falas que carregam resistência, mas também esperança de que uma outra forma de produção de conhecimento e prática é possível. Foram ditas logo nos primeiros encontros por professores indígenas convidados a compor equipe para construção do curso Bem Viver: Saúde Mental Indígena. A equipe contou com a participação de representantes de várias etnias junto com professores de diversos campo do conhecimento como psicologia, antropologia, medicina, ciências sociais e educação.

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Cada um dos conteúdos aqui disponibilizados foi construído a partir de um amplo diálogo de saberes, entre profissionais indígenas e não indígenas mobilizados pela FIOCRUZ, que buscaram trazer informações e discussões fundamentais para o entendimento das realidades vivenciadas pelos povos indígenas na Amazônia e os impactos da COVID-19 sobre a saúde mental e a proteção de crianças e adolescentes.

Entre os temas levantados estão as práticas de auto-atenção e estratégias comunitárias de proteção; o cuidado às crianças, adolescentes e pessoas idosas; o enfrentamento às diferentes formas de violência; os riscos vinculados ao uso abusivo de álcool e outras drogas; e questões relacionados ao suicídio em tempos de pandemia.

Ao apresentar temas tão complexos, a equipe responsável por desenvolver os conteúdos teve especial atenção em relação à diversidade dos povos indígenas na Amazônia. Em todo o processo de produção desse material, a equipe buscou respeitar e valorizar o rico mosaico de culturas, línguas, saberes e estratégias coletivas de superação dos impactos da pandemia nas comunidades indígenas da Amazônia.

O curso Bem-Viver: Saúde Mental Indígena faz parte do projeto de apoio aos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira na prevenção e mitigação da COVID-19, com ações de WASH (água, saneamento e higiene), promoção da saude mental, apoio psicossocial e proteção de crianças e adolescentes. O projeto é desenvolvido em uma parceria do UNICEF com FIOCRUZ Amazônia e COIAB, com o financiamento do OFDA/USAID (Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

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