
A história do Prêmio Ufes de Literatura começa em 2010, num período repleto de desafios para o mercado editorial, com recursos escassos e baixa articulação do segmento.
As discussões foram comandadas pela então secretária e diretora da Edufes com o apoio do Conselho Editorial da Edufes e dos membros da Comissão Organizadora interessados em premiar as melhores obras inéditas nas categorias poemas e contos, originando um livro com a coletânea dos textos selecionados.
Com os objetivos de fomentar a produção de obras literárias de qualidade, promover a literatura nacional e revelar novos talentos, a segunda edição do Prêmio Ufes de Literatura, em 2013-2014, já no contexto da vinculação da Edufes à Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc), veio com um nova proposta, ampliando os número de modalidades e categorias, e de publicações e premiados.
O concurso recebeu textos inéditos de escritores nas modalidades Autor e Antologia. As categorias autorais foram: Livro de poemas; Livro de contos e/ou crônicas; Livro de romance; e Livro de literatura infantil/infantojuvenil. Para modalidade Antologia, as categorias Coletânea de poemas e Coletânea de contos e/ou crônicas.
Esta antologia reúne as obras premiadas na categoria Coletânea de contos e/ou crônicas do II Prêmio Ufes de Literatura, realizado em 2013-2014 e organizado pela Edufes em parceria com a Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes com os objetivos de fomentar a produção de obras literárias de qualidade, promover a literatura nacional e revelar novos talentos.
Coletânea de contos e/ou crônicas:
Cabeceira do aventureiro – Mauro Leite Teixeira (ES);
Vestígios – Marcelo Henrique Marques de Souza (RJ);
A árvore – Rafael Vieira da Cal (RJ);
Historinhas do cotidiano – Liana Rita Gonzáles (ES);
A grande pergunta e outras histórias – Maria Apparecida Sanches Coquemala (SP);
Os que veem profundo – Hugo Augusto Souza Estanislau (ES);
Quem ri por último, ri melhor; Touchè Du Thanathos; Cotidiano em três cenas; Lições – José Ronaldo Siqueira Mendes (RJ);
A partida – Jessica Barcellos Bastos (ES);
Anonimatos; Histórias daqui e dali – Miriam da Silva Cavalcanti (ES);
Solitudes – Eduardo Selga da Silva (ES).
