De D. Pedro I a Oscar Niemeyer, passando por D. Pedro II, Santos Dumont, os positivistas, Villa-Lobos e Lúcio Costa, A História Do Brasil Pelas Ruas De Paris narra as histórias vividas por grandes personagens brasileiros em um dos cenários mais icônicos da vida moderna: as ruas de Paris. Refazendo a trajetória desses personagens, A História Do Brasil Pelas Ruas De Paris apresenta os fatos que os levaram à capital francesa, o que realizaram na cidade, com quem se relacionaram e que impacto tiveram sobre seus pares e a sociedade francesa da época. Maurício revela, ao longo dessa busca, relações insuspeitas entre Paris e algumas das figuras mais importantes da nossa história. Com o cuidado de um historiador meticuloso e a obstinação de um jornalista apaixonado, ele parte de um exaustivo trabalho de pesquisa pelas ruas e bibliotecas da cidade para abraçar os contextos históricos francês e brasileiro dos séculos XIX e XX, bem como o processo de formação da imagem do Brasil na França ao longo desse período. No caminho ao mesmo tempo em que encontra episódios surpreendentes da aventura brasileira em Paris , ele traça um mapa inusitado da capital francesa, dando forma a uma espécie de guia histórico para brasileiros das ruas da Cidade Luz.
Nas primeiras horas da manhã de 23 de junho de 1903, Alberto Santos Dumont sobrevoou a avenue des Champs-Élysées, em Paris, com seu pequeno balão dirigível. Passando pelo edifício onde morava, aterrissou na avenida, saltou do aparelho e subiu ao seu apartamento para tomar um café. Da janela, apreciou a vista, a Torre Eiffel e, lá embaixo, a multidão curiosa que cercava o seu balão. Terminado o café, desceu à rua, afastou o público e voltou a embarcar no aparelho. Deu partida no motor e decolou suavemente, assombrando o povo a caminho do trabalho.
Essa escala para um cafezinho entrou para a crônica da cidade, com direito a placa comemorativa na porta do edifício. Da placa, surgiu o projeto deste livro. Ou melhor, dela surgiu o Guia de Paris para brasileiros, que se transformou em A História Do Brasil Pelas Ruas De Paris, na medida em que a placa se revelava tão somente a ponta de um enorme iceberg histórico. Com ele emergiriam outras placas, monumentos e nomes de ruas que homenageiam os brasileiros que fizeram diferença na França. Hoje, analisados sob a lupa da curiosidade, esses monumentos desvendam histórias pitorescas e emocionantes, que, com toda sua carga humana, vão muito além de nomes e datas gravados numa pedra empoeirada. Para entender essa aventura, contudo, torna-se necessário abraçar os contextos históricos francês e brasileiro, bem como o processo de formação da imagem do Brasil na França.