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Este livro é parte de um processo amplo de reflexão sobre as cidades criativas e reúne o conhecimento resultante de projeto de pesquisa em andamento na Universidade Feevale, intitulado Cidades Criativas e Turismo: análise das dinâmicas de produção e consumo turístico e seu reflexo no desenvolvimento.
Contou com a parceria de equipe de pesquisadores de três instituições de ensino superior brasileiras, a saber: a Universidade Feevale (Dra. Mary Sandra Guerra Ashton), a Universidade Federal de Viçosa – UFV (Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer) e a Universidade de São Paulo – USP (Dr. Edegar Luis Tomazzoni), além de outros pesquisadores e acadêmicos bolsistas de iniciação científica.
Esta obra constitui-se em um importante material no processo de produção de conhecimentos, pois aprofunda algumas constatações iniciais do debate em curso sobre as cidades criativas e sua relação com o desenvolvimento. Também, responde a algumas demandas de fundamentação das práticas e das ações público-privadas que podem resultar no desenvolvimento das cidades.
A temática cidades criativas é amplamente contextualizada nesta obra que reúne diferentes textos com distintos olhares sobre as possibilidades e as alternativas para acelerar o desenvolvimento de cidades, no que tange à geração de novas oportunidades visando a redução das desigualdades.
Salienta-se a importância da gestão e da utilização dos insumos locais como o patrimônio, os recursos culturais e os saberes e fazeres da população como contributo ao desafio do desenvolvimento, tal como acontece nas cidades criativas.
Este livro está estruturado em duas partes compostas de capítulos e apresenta a temática das cidades criativas a partir de uma perspectiva conceitual, no intuito de compreender as cidades como lugares para se viver, no mais amplo sentido.
Para tanto, busca no saber de diferentes estudiosos explicar as dinâmicas cotidianas pós-industriais das cidades e encontrar soluções para os problemas, bem como em novas alternativas que surgem com a era do conhecimento.
Também são apresentados subsídios conceituais para os termos vocação e tradição criativa como elementos fundamentais de uma cidade criativa. Além de explicar o desenvolvimento socioeconômico, a diversidade cultural, a sustentabilidade, a inovação e a inclusão, entendidos como aspectos inerentes às cidades criativas.
A obra, traz ainda uma análise das ações de promoção turística de Porto Alegre, com base no marketing turístico e na cooperação técnica internacional no contexto das cidades criativas. Apresenta os recursos turísticos e o patrimônio do destino receptivo como elemento principal para alavancar o desenvolvimento socioeconômico.
E finaliza com a análise do modelo de incubação da Incubadora Rio Criativo, na qual salienta a importância de incubadoras como ambientes para o desenvolvimento de projetos inovadores responsáveis pelo desenvolvimento.
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